Aldeia de Paio Pires

terça-feira, setembro 30, 2008

Candidaturas ao QREN foram aceites fora de prazo



Sobre o QREN já aqui falámos diversas vezes e não será demais dizer que os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal e o seu executivo têm feito um bom trabalho, como já aqui o demonstrámos, sobre os problemas que motivaram o atraso na entrega de um dos projectos também já foi devidamente explicado que houve um problema no servidor e a CCDR não permite alternativas ao envio electrónico, contrariamente ao que prevê o regulamento do QREN.

A Câmara Municipal do Seixal, através do seu Presidente Alfredo Monteiro já havia dito que existiam diversos locais em Portugal, que devido a problemas informáticos as candidaturas haviam sido entregues fora de prazo e depois foram aceites, contrariamente ao que sucedeu no Seixal e no Barreiro, mas em Évora e Coimbra as candidaturas foram aceites conforme notícia hoje o Publico na sua edição impressa.

Como todos sabemos a intervenção nos Bairros da Quinta do Cabral e Quinta da Princesa são da responsabilidade do governo e tanto PS, como PSD nunca se preocuparam com as pessoas que vivem nesses bairros, não é de admirar, o chefe do PS no Concelho do Seixal o senhor Nuno Tavares afirmou na Assembleia Municipal que se os inquilinos dos bairros fossem ricos ainda o governo podia fazer alguma coisa, agora com as rendas que pagam não podem esperar muito mais, o PS ao nível (baixo) do CDS, mesmo sendo estes Bairros da responsabilidade do governo, a Câmara Municipal do Seixal no melhor dos interesses da população do Concelho pretende investir mais de três milhões de euros do orçamento municipal nestas zonas e candidatar-se a cerca de mais três milhões de euros de fundos comunitários, perfazendo um investimento total de seis milhões de euros nestas zonas, a população do Concelho do Seixal e o executivo municipal têm razão para exigir junto da CCDR a aceitação do projecto.





Duas pequenas notas, 1ª enquanto a Câmara Municipal do Seixal, juntamente com diversas instituições e a população dos Bairros em questão tentam resolver um problema que PS/PSD nunca deram a mínima atenção, estes continuam a brincar à política reles que em nada beneficia a população do nosso Concelho.

A 2ª como podemos ver o QREN era para o período de 2007/2013, já estamos quase no final de 2008 e até à data zero de investimentos reais, isto sim é um atraso que deveria envergonhar os (in)responsáveis políticos, mas sobre isso o PS faz como a avestruz, enfia a cabeça na areia.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Pela Saúde a que temos direito II

Como seria de esperar o PS ficou isolado na Assembleia da Republica e continua a achar que o encerramento dos SAP’s de Seixal e Corroios foram justificados, pois segundo a deputada Marisa Costa do PS de Setúbal neste momento só existem cerca de 41 000 utentes sem médico de família no Concelho do Seixal, como tal o encerramento foi uma boa solução.

Esta deputada ainda conseguiu ir mais longe e o papel afixado na porta do Centro de Saúde do Seixal que anunciava o encerramento compulsivo do Sap, foi uma forma de o governo dialogar com as populações, todos os habitantes do nosso Concelho que tiveram oportunidade de ver aquela bela porcaria que somente dizia que o SAP se encontrava encerrado, sem qualquer outra explicação, nem sequer onde se deveriam dirigir para serem atendidos, puderam constatar o diálogo do Partido Socialista, ainda é mais grave quando esta senhora deputada tem responsabilidades na comissão parlamentar para as questões da saúde.

Posição bem diferente teve o deputado do PCP, o Bruno Dias:

Senhor Presidente,Senhoras e Senhores Deputados,

Em primeiro lugar, queremos saudar vivamente as Comissões de Utentes do Concelho do Seixal; e destacar esta notável participação dos utentes da saúde e das populações, lado a lado com os eleitos do Poder Local. Foi uma resposta inequívoca de protesto e de luta, que incluiu esta Petição com 40 mil subscritores (petição n.º 417/X). Aqui, não foram os patrões dos hipermercados que mandaram recolher assinaturas - foram as populações que se mobilizaram e se fizeram ouvir, exigindo a imediata reabertura dos SAP de Corroios e do Seixal.

O que se impõe é que o Governo de uma vez por todas ouça estas vozes e ponha cobro a esta situação inaceitável. Mas o Governo e a maioria PS fazem-se de cegos e surdos.
Aliás, o Grupo Parlamentar do PS até já aqui afirmou que nenhum SAP foi encerrado em Portugal. Hoje o PS ainda vai dizer que os SAP de Corroios e Seixal não eram SAP! O PS dirá de resto que o problema é a falta de médicos. E nós, que andamos há anos a alertar para isso, sublinhamos que não é a fechar as portas aos serviços que os médicos hão de aparecer...

Seguramente, o PS dirá ainda que os utentes destes serviços até ficaram melhor depois destes encerramentos! É o argumento habitual. Mas como o descaramento não tem limites, o Governo na resposta à Deputada Relatora escreve esta coisa extraordinária: «a quase totalidade dos utentes do Centro de Saúde do Seixal passou a ter médico de família atribuído, ficando a existir 4.787 utentes sem médico».
Para o Governo, estes milhares de pessoas são um "quase", um pormenor estatístico. No Concelho do Seixal (diz o Governo na sua resposta ao PCP), há 41.278 utentes sem médico de família - e isto, mesmo depois do encerramento dos SAP e das "limpezas de ficheiros". Perante a evidente falta de transportes públicos nesta área, o Governo encerra serviços de proximidade e as pessoas vivem pior!

O encerramento destes SAP foi "comunicado" na véspera, com uma folha de papel na porta. Veja-se como o Governo "dialoga" com o poder local: numa reunião no dia 10 de Julho, apresenta a "proposta" do encerramento e concorda em manter a questão em aberto. No dia 17 à noite, as portas do SAP aparecem fechadas!

Em Agosto, perante o protesto, o Governo anunciou que as consequências dos encerramentos dos SAP iriam ser «monitorizadas e avaliadas». Um mês depois, a ARS tentou convencer autarcas e utentes da "boa" razão dos encerramentos, e incapazes de o provar, prometeram apresentar os dados em falta... até hoje! Passou um ano. Confrontado pelo PCP, o Governo diz que os dados estão na ARS! É uma vergonha!

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,
O que se impõe não é o encerramento e diminuição de serviços - é a abertura e a melhoria de serviços! A reabertura destes SAP é uma medida urgente. Assim como a colocação de médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, administrativos. Assim como a construção do Hospital do Seixal, que permita aliviar (e não sobrecarregar, como agora) as urgências do Hospital Garcia de Orta.

Mas com orientações e decisões destas, bem podem mudar os nomes e rostos: é cada vez mais evidente que esta política de direita é prejudicial à saúde.
Disse.

Preocupação no “derby” da capital



Ver o Carlos Martins a comemorar mais entusiasticamente o golo do Benfica do que eu.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Normalmente é o que acontece, quando a pergunta não vem no guião.

Durante a sua visita, José Sócrates só não respondeu a um aluno com mobilidade reduzida que perguntou ao primeiro-ministro quando é que aquela escola terá um elevador para poder aceder ao primeiro andar.

Pela Saúde a que temos direito

Hoje discutiu-se na Assembleia da Republica a petição com 40 000 assinaturas da população do Concelho do Seixal, a exigir a reabertura dos SAP’s de Corroios e Seixal, mais logo terei oportunidade de ver quais as posições dos diferentes partidos na Assembleia da Republica, mas desconfio que o PS estará isolado na sua posição incompreensível e de teimosia, continuando assim a penalizar a população do Concelho do Seixal, ainda para mais quando a situação se degrada em algumas USF’s.

27.ª edição do Encontro de Corais Alentejanos do Concelho do Seixal



Amanhã na nossa Aldeia de Paio Pires realiza-se a 27.ª edição do Encontro de Corais Alentejanos do Concelho do Seixal, contará com a presença de 10 Grupos Corais que actuarão na Quinta do Mirante, junto à Sociedade Musical 5 de Outubro, uma boa oportunidade para os que gostam do apaixonante cante alentejano, a minha preferência vai para o Grupo da casa como é óbvio e garanto que vale a pena ouvir o seu original “Alentejo Queimado”, se não estou em erro a autoria da letra e musica pertence ao já paio pirense da Cuba, o Jacinto fazendo jus às suas origens, a Cuba é na minha opinião a “capital” do cante alentejano, que também traz um Grupo Coral ao nosso encontro Os Ceifeiros de Cuba.

Acampamento do Partido Socialista no INATEL



Membros do PS acusam a Região de Turismo da Costa Azul de ser um local de refúgio de ex-autarcas comunistas, relembro esses membros do PS que para a Região de Turismo Costa Azul, existiam eleições, tendo o antigo Presidente da Câmara Municipal do Seixal, o Eufrásio Filipe, sido eleito com os votos de autarcas do PS e como era feito desta forma o governo não tinha como conseguir nomear os seus Boys e Girls, alterou as regras e criou Regiões de Turismo à sua maneira e quando antes se procedia a uma eleição, agora procedem-se a nomeações, veja-se o vergonhoso caso de Évora, onde o Presidente da Região de Turismo legitimamente eleito entre os diversos organismo da Região, foi colocado à margem por motivos partidários.

Os membros do PS gostam mais das nomeações por motivos de” grande competência e profissionalismo” como foi o caso da nomeação do chefe do PS no distrito de Setúbal para a presidência do INATEL e se ficasse por aqui até acharia mais ou menos natural, só estranhando estas nomeações de vozes de quando em vez contestatárias para o regime de Sócrates, mas quando sei que os antigos candidatos do PS a presidentes de Junta, das Freguesias de Amora e Corroios, já acompanharam o chefe Vitor Ramalho nesta nomeação para o INATEL, a coisa já pia de outra maneira e confesso que tenho dificuldade em perceber estas trocas de cadeiras para lugares que não são de confiança política, mas infelizmente isto sucede nas empresas públicas e em diversos organismos do estado, na educação, na saúde ou mesmo nos centros de emprego.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Vai aprender a jogar Xadrez para o Aldeia


Para os viciados do Pro Evolution


quarta-feira, setembro 24, 2008

“Oposição elogia o bom trabalho desenvolvido pela CM do Seixal...”

Hoje na Assembleia Municipal do Seixal vai-se falar do QREN e a oposição certamente irá elogiar o bom trabalho desenvolvido até à data pelo executivo e trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, como é obvio não acredito nisso mas acho que deveriam como facilmente poderemos constatar um pouco mais abaixo.

Mais uma pequena nota a não apresentação de uma candidatura a fundos comunitários na 1ª fase, por entrega fora de tempo por parte da Câmara Municipal do Seixal, motivou uma grande indignação na oposição, mas é de realçar que os partidos da oposição tiveram conhecimento desta situação nos fins do mês de Abril e somente acharam importante este assunto quase cinco meses depois ou seja mais do dobro do tempo que a Câmara Municipal do Seixal teve para apresentar o projecto e curiosamente quando o facto apareceu na imprensa.

Passemos ao que importa, o QREN, como todos sabemos foi metido no congelador pelo governo com fins eleitoralistas e como tal atrasaram-no mais de 850 000 minutos, depois para arrepiar caminho deram prazos curtíssimos para apresentar projectos complexos, o que exigiu um grande esforço por parte dos trabalhadores da autarquia e executivo para apresentarem os projectos, no caso do Concelho do Seixal como existe competência nesta 1ª fase foram entregues 14 projectos e desses catorze que foram entregues, 5 já foram aprovados, demonstrando a boa qualidade dos mesmos.

Os catorze projectos já entregues representam um investimento total superior a 24 000 000 de euros, destes cerca de 13 000 000 de euros são investimento municipal e cerca de 11 000 000 de euros poderão ser investimento comunitário, como podemos verificar o grande investimento é da Câmara Municipal do Seixal, ou seja, de todos nós.

Destes Projectos até agora já foram aprovados 5 projectos num investimento total superior a 11 000 000 euros, destes mais de 7 000 000 euros são investimento do município e perto de 4 000 000 de euros são fundos da União Europeia, de onde se destaca a valorização da Frente Ribeirinha Seixal-Arrentela.

Perante estes factos julgo que a oposição irá elogiar o bom trabalho desenvolvido até agora, outra coisa não será de esperar de quem demora cinco meses a perceber a importância de um projecto.

Rápidas

Ainda há dias falava aqui das centenas de camiões que todos os dias e muitas vezes noite circulam na Aldeia de Paio Pires, por vezes originando algum congestionamento de trânsito, essa questão não mereceu um único reparo, passaram alguns dias e a comunicação social noticia os valores de Partículas Inaláveis é demasiado elevado, de imediato os partidos da oposição acordaram para o problema, mais vale tarde do que nunca, mas muito mal estaria a população do Concelho do Seixal, se estivesse à espera que para um assunto ser resolvido tivesse que vir primeiro na comunicação social.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Mentiroso compulsivo


Sócrates demagogicamente aos gritos no comício do PS, afirmava que o seu governo não "permitirá que o valor das pensões dos portugueses seja jogado na bolsa e entregue aos caprichos dos mercados financeiros, como quer o PSD", os apoiantes do PS aplaudiram euforicamente mais uma das mentiras do seu primeiro-ministro, pois cerca de 20% das reservas (mais de 1 562 milhões de euros) para pensões que o nosso país tem, já está a ser jogado na bolsa ao sabor dos especulativos mercados financeiros e não contente com esta situação, o governo anunciou através do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques que o governo irá entregar mais 600 milhões de euros aos caprichos dos mercados financeiros, uma vez mais constatamos que Sócrates e o seu governo não passam de deprimente propaganda e sucessivas mentiras.

Sócrates ficaria muito bem no papel de Jim Carrey para protagonizar o mentiroso compulsivo, mas em vez de uma comédia de qualidade, teríamos um drama de baixo nível.

A Festa do Desporto

No sábado teve lugar a cerimónia de abertura da Seixalíada, em 2008 a Seixalíada comemora o seu 25º aniversário e desde o seu começo, até à data tem conhecido um crescimento tanto nas modalidades em competição, assim como no número de atletas participantes, embora pelo meio tenha tido uma ou outra edição menos conseguida e um ano em que não se realizou.
Esta é sem dúvida a maior iniciativa do Desporto Popular realizada em Portugal, a cerimónia de abertura realizada na marginal da Arrentela demonstrou uma vez mais a dinâmica do movimento associativo no nosso Concelho, onde o desporto e a juventude são sem margem para dúvidas, imagens de marca do Concelho do Seixal.

Neste blog temos tido a oportunidade de escrever sobre a Seixalíada, como tal não nos iremos alongar muito mais em relação a este evento único no nosso país, restando agradecer aos dirigentes, atletas, ao poder local, escolas, trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal e Juntas de Freguesia que em conjunto realizam esta magnifica iniciativa, mas irei aproveitar o arranque da 25ª Seixalíada para falar de dois clubes e de duas modalidades únicas no nosso Concelho e creio mesmo serem quase uma raridade na Região.

As modalidades em causa são o ciclismo e a patinagem artística que se praticam no Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires e no Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, estas modalidades devido às suas características únicas deveriam merecer alguma atenção por parte das entidades responsáveis e confesso que nem me refiro ao governo, pois tanto os do PS, como os do PSD, já há muito se demitiram das suas responsabilidades e duvido que alguém reconheça alguma política desportiva por parte dos mesmos, como tal do governo não se deve esperar nada. Já os municípios, as respectivas federações, os patrocinadores, movimento associativo e atletas deveriam encontrar algumas formas de auxiliarem estes clubes e algumas modalidades em particular, pois estas modalidades como são o caso do Ciclismo e da Patinagem, ao contrário de outras como o futebol, atletismo, andebol ou basquetebol, dão a única oportunidade aos jovens para praticar a modalidade da sua eleição e não é de estranhar que tanto no Clube de Ciclismo, como na secção de patinagem do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional se encontrem atletas de vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e se não encontrarmos formas de poder continuar a oferecer a pratica desportiva das mais diversas modalidades, dentro de algum tempo podemos correr o risco de ver desaparecer algumas modalidades, confesso que este não é um tema fácil, pois também poderá haver o risco de uma excessiva protecção de uma modalidade em detrimento de outras, mas acho que este é um assunto que merece alguma reflexão e que se encontrem respostas, de modo a que os nossos jovens possam praticar a modalidade que entenderem.

Não me cansarei de referir que seria muito mais simples se em Portugal existisse uma política desportiva que não se resumisse às fotografias do Secretário de Estado do Desporto, aos Jogos da Selecção Nacional de Futebol e de quatro em quatro anos á lembrança que existem mais alguns atletas para além dos craques da bola.

Tenho de assinalar mais um pequeno milagre do Basquetebol português que teima em manter-se juntos dos melhores, como não têm amigos influentes os seus feitos continuam a passar despercebidos na nossa imprensa.

O governo a preparar mais umas quantas mentiras...

Na sexta-feira será discutido na Assembleia da República a petição com 40 mil assinaturas em defesa da reabertura dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) de Corroios e do Seixal, encerrados em Julho pelo Governo do PS, tendo em conta que Correia de Campos e o governo socialista deliberadamente mentiram aos portugueses, não temos razoes para acreditar nas justificações que levaram ao encerramento dos SAP’s no Concelho do Seixal, como tal impõem-se a reabertura dos SAP’s pois o seu encerramento nunca visou a melhoria dos serviços de saúde para a população do nosso Concelho, pelo contrário foi mais uma forma que o miserabilista governo do PS encontrou para poupar recursos financeiros à custa da saúde de todos nós, ao mesmo tempo que aumentava a carga fiscal e inventava impostos para financiar a sua deprimente propaganda.

Rápidas

1 -Há pouco tempo falava na excessiva dependência de uma polícia por parte do poder político e alertava para os seus malefícios, neste fim-de-semana, foi noticiado que alguns autarcas do PSD em Lisboa, poderão ser constituídos arguidos por facilitarem habitações sociais a quem não precisa delas, como foram o caso da atribuição de habitação social a um comandante da Policia Municipal e a mais alguns dirigentes dessa mesma força, neste mesmo caso ficamos a saber que também foi atribuída uma casa, à antiga dirigente da autarquia e actual directora da Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo Rosa Araújo.

2- À margem deste caso ainda estou para perceber qual a necessidade de se mudar os directores de diversos organismos do estado, sempre que existem mudanças de governo, qual será o argumento para o director do centro de emprego num governo do PSD, ser alguém da sua família politica e quando muda o governo para o PS muda-se também o director do centro de emprego, assim como de diversos organismo na educação, saúde ou segurança social por exemplo?

3- Mais um ministro socialista que após sair do governo revela um pouco da verdade, diz então Correia de Campos que o governo do PS de que fez parte e liderado por Jose Sócrates mentiu descaradamente aos portugueses, todos nós ouvimos os governantes e dirigentes do PS a firmarem que as taxas moderadoras serviam somente para moderar o acesso aos serviços de saúde, hoje Correia de Campos diz-nos que a introdução de taxas moderadoras somente serviram para nos sacar mais dinheiro e ao mesmo tempo prepara-nos para pagarmos ainda mais pela saúde a que temos direito no futuro, este miserável governo que temos mentiu e continua a mentir descaradamente aos portugueses e enquanto meia dúzia de amigos se vão orientado, a grande maioria dos portugueses vive cada vez pior.

4- Sete empresas de “catering” foram acusadas de lesar o estado em 174 milhões de euros, agora irão pagar uma multa de cerca de 40 milhões de euros, como por este crime ao contrário do que acontece na grande maioria dos países ninguém vai preso em Portugal (mesmo que pudessem ir presos, neste país quem tem poder financeiro/politico safa-se) o crime claramente compensa.

5-Por falar em Autoridade da Concorrência, os portugueses ficaram também a saber que o muito (in)competente ministro Manuel Pinho vendeu a casa onde viveu Almeida Garrett para demolição e no seu lugar surgir um monstruoso edifício, não contente com esta situação o Ministro Manuel Pinho ainda nomeou a pessoa com quem fez o negocio, falamos precisamente do Presidente da Autoridade da Concorrência.

Não existem duvidas, são iguais a ele











Aquando do congresso da JS já tinha achado risível o grande tema do mesmo, as questões fracturantes, como já não se fala na Interrupção Voluntaria da Gravidez, o tema agora é o casamento entre pessoas do mesmo sexo e outros pequenos temas em torno destas questões dita fracturantes, precisamente numa altura em que os jovens portugueses enfrentam graves e complexos problemas, existe cada vez mais desemprego em jovens licenciados e qualificados, o emprego que na maioria das vezes os jovens conseguem é precário e não lhes permitem qualquer segurança deixando assim os jovens impossibilitados de seguirem o seu projecto de vida, o acesso a habitação é cada vez mais uma miragem, constituir família é cada vez menos uma opção, a população portuguesa está a diminuir e poderia continuar por um sem numero de situações que afectam realmente a grande maioria dos jovens portugueses e que parecem não preocupar a juventude socialista, mas estes fizeram de questão de fazer a sua afirmação politica em torno das questões ditas fracturantes, pois falar de outras questões mais complexas poderá queimar o futuro politico dos jovens socialistas.

Um mérito tem que ser reconhecido aos jovens socialistas, aprendem depressa com os altos dirigentes do seu partido e assim a Juventude Socialista que tinha elegido as questões fracturantes como o grande problema da juventude, enfia a viola no saco e para o ano que vem depois das eleições se o clima for propício a isso, eles lá se lembrarão dos compromissos que haviam assumido.

Pelo menos serve para demonstrar que na Juventude Socialista, já existem seguidores para os Vitalinos Canas, para os Josés Lellos, Jorges Coelhos e outros “aperelhistas” do regime, é fácil perceber que a mensagem da JS se destinava ao primeiro-ministro Jose Sócrates, pois estes apesar de mais novos em nada diferem do pseudo engenheiro, são iguais a ele.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Rápidas

1-Ontem no programa Quadratura do Circulo (onde estão representados somente os partidos que têm desgovernado o país, PS/PSD/CDS), o anterior número dois do governo do PS e agora presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o senhor António Costa referia o seguinte, “a regulação do mercado em Portugal não funciona por que nas entidades reguladoras estão os do costume” e deu como exemplo a CMVM, O Banco de Portugal e a ERSE, assim de repente constato que no Banco de Portugal está o Vitor Constâncio antigo Secretario Geral do PS e na CMVM estava o actual ministro da Finanças o senhor Teixeira dos Santos e foi sob o seu mandato que muitas das maroscas do BCP ocorreram, eles de quando em vez descaem-se e reconhecem a sua incompetência e compadrios.

2-O Senhor vereador Samuel Cruz, acha que apresentar projectos ao QREN é a mesma coisa que jogar no Euromilhões, eu pensava que uma candidatura destas era devidamente avaliada e ponderada, só sendo aprovada caso o projecto seja realmente merecedor, mas parece que para o senhor vereador tudo se resume a uma lotaria, ao menos espero, que não seja um sorteio devidamente orientado pelas bolas frias e quentes, provavelmente tal como o António Costa deve saber do que fala.

3-Ontem assiste na TV ao debate em torno do miserável Código do Trabalho que o PS pretende aprovar, é completamente deprimente o triste espectáculo do ministro Vieira da Silva, quem o viu atacar Bagão Félix e o vê agora defender esta merda que o Governo do PS criou, fica com a certeza que valores e ideais é algo que muitos podem apregoar, mas que à mínima oportunidade mandam-nos às malvas.

4-Embora mal acompanhado nesta secção, recomendo uma vez mais a visita ao nosso camarada da Arrentela e em particular a este post.

"Cuba por todos, Todos por Cuba"



Campanha de ajuda humanitária ao povo de Cuba

As Caraíbas, o México o sul dos EUA foram nas últimas semanas afectados por vários fenómenos naturais extremos que causaram centenas de vítimas mortais e avultados prejuízos materiais ainda difíceis de contabilizar.

Em Cuba, afectada no espaço de uma semana e meia por dois furacões e uma tempestade tropical, e onde o furacão Ike assumiu proporções de grande gravidade, apenas a notável eficiência dos planos de emergência cubanos para este tipo de situações evitou que os violentos fenómenos naturais causassem um drama humano de grandes proporções, existindo contudo 7 vítimas mortais a lamentar.

Mas a destruição provocada é enorme e sem precedentes: Estima-se que 350.000 casas tenham sido afectadas, 30.000 das quais com capacidade de reconstrução bastante limitada. Em algumas províncias esses números significam 80% do total das habitações. Importantes infra-estruturas, como estradas, rede eléctrica e armazéns de reservas estratégicas, foram severamente lesadas. Uma primeira estimativa dos prejuízos causados em Cuba pelos furacões aponta para cerca de 150 milhões de dólares de prejuízos. Particularmente afectadas pela devastação foram as culturas agrícolas, o que já obrigou o governo cubano a recorrer a todas as reservas alimentares para atenuar os efeitos imediatos da escassez de alimentos.

Cuba é sempre o primeiro país a disponibilizar e a prestar auxílio – alimentar, médico e técnico - a todos os povos e países vítimas de catástrofes naturais ou de outras calamidades. Foi o primeiro a oferecer ajuda aos EUA aquando das terríveis inundações provocadas pelo Katrina, apenas para referir um exemplo recente e da mesma natureza. Contudo, mesmo sendo vítima de uma catástrofe natural destas dimensões, Cuba permanece sujeita ao criminoso bloqueio económico imposto pelos EUA – o mais longo da história da humanidade.

À semelhança de muitos outros países e organizações por todo o mundo é tempo de os portugueses furarem o criminoso bloqueio a Cuba e se mobilizarem para enviar para o País que está sempre na primeira linha da solidariedade internacional a amizade, o apoio e a ajuda que o povo de Cuba agora necessita. Cuba está sempre por todos, é altura de todos estarmos por Cuba.

Assim, por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba, a que se associam muitas outras organizações sindicais, do movimento da paz, de variados movimentos sociais e políticos, lança-se em Portugal uma Campanha de Solidariedade com Cuba "Cuba por Todos, Todos por Cuba", com o objectivo de fazer chegar ao povo cubano géneros alimentares de primeira necessidade (conservas, leite em pó, farinhas, massas e arroz, feijão) e recolher fundos para apoiar a reconstrução em Cuba.

Ao lançar esta campanha a Associação de Amizade Portugal-Cuba e as organizações subscritoras deste apelo apelam à participação de todas as organizações, entidades, públicas e privadas e cidadãos, nesta campanha para apoiar a reconstrução em Cuba.




Donativos podem ser depositados na seguinte conta NIB 003300000058016411697


Centros de Recolha:


Armazém Central de Recolha

Alameda D. Afonso Henriques nº 42 (junto à Fonte Luminosa)

Lisboa

(entrada de viaturas pela Rua do Garrido, lote 748, Lisboa)




Associação de Amizade Portugal-Cuba

Rua Rodrigo da Fonseca 107-r/c-Esq, Lisboa

1070-239 LISBOA

Telefone: 21 385 73 05


Conselho Português para a Paz e Cooperação

Rua Rodrigo da Fonseca, 56 – 2º

1250-193 Lisboa

Telefone: 21 386 33 75 / 21 386 35 75



A Voz do Operário

Rua Voz do Operário, 13

1100-620 LISBOA

Telefone: 21 886 21 55


Movimento Democrático das Mulheres

Avenida Almirante Reis 90,7º-A

1169-161 LISBOA

Telefone: 218 160 980



Junta de Freguesia de São Vicente de Fora

Campo Stª Clara 60

1100-471 LISBOA

Telefone: 21 885 42 60


Juventude Comunista Portuguesa

Av. António Serpa nº 26 – 2º esq

1050-027 Lisboa

Telefone: 21 793 09 73

quinta-feira, setembro 18, 2008

"CONTRA ESTA REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO"


"A Assembleia de Freguesia de Aldeia de Paio Pires considera, que o acordo estabelecido entre o Governo, as associações paternais e a UGT, incorpora os aspectos mais graves das ideias sucessivamente avançadas pelo Governo PS na alteração para pior do Código do Trabalho, ao contrário do que prometeu na campanha eleitoral em 2005, onde o PS garantiu aos portugueses que se fosse Governo iria alterar o gravoso Código do Trabalho do Governo PSD/CDS, constatamos hoje que é mais uma das muitas promessas que o Governo não cumpre e neste caso consegue mesmo ultrapassar pela direita a coligação governamental PSD/CDS. O que é agora revelado, em articulação com a alteração da legislação laboral da administração pública, confirma o propósito de um retrocesso social inadmissível.

O Governo PS, associado às confederações patronais e com a zelosa contribuição da UGT visa: facilitar os despedimentos tornando-os mais fáceis, rápidos e baratos para as entidades patronais; desregular os horários de trabalho, com consequências graves para a organização da vida pessoal e familiar dos trabalhadores; contemplar soluções que conduzem à redução dos salários e das remunerações; subverter o direito do trabalho consagrando a eliminação do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador; preconizar a destruição da contratação colectiva eliminando direitos fundamentais dos trabalhadores. O acordo agora subscrito, a pretexto do combate à precariedade, quando na prática a legaliza, abre uma grande área de transferência de verbas da segurança social para a acumulação dos lucros do capital e ataca a liberdade de organização e acção sindicais.

O Governo propôs que as convenções colectivas possam caducar em cinco anos e não nos dez anos, como tinha proposto em Abril passado. No geral, o patronato vê satisfeitas as suas principais reivindicações: maior flexibilidade nos horários de trabalho, redução de custos salariais e maior agilização do despedimento por justa causa e colectivo, para lá desta aceleração na caducidade das convenções.

Quanto aos horários de trabalho, o Governo pretende que seja possível trabalhar até 36 horas em apenas “três dias consecutivos” ou “quatro dias por semana”, mantendo o limite máximo das 40 horas semanais. Mas a novidade não está na possibilidade de dilatação horária que o actual Código já prevê, mas no facto desta concentração horária poder resultar de acordo individual entre patrão e trabalhador e não por contratação colectiva (ou seja, com intermediação das estruturas sindicais).


Outro dos instrumentos para tornar mais adaptáveis os horários de trabalho diz respeito à figura do banco de horas. Ou seja, respeitando os limites e variações máximas semanais de tempo de trabalho, a empresa pode acordar com os trabalhadores uma intensificação do horário laboral durante um determinado período que depois é compensada com uma redução do período de trabalho.

Esta nova figura permite reduzir os custos das empresas com os salários e obriga os trabalhadores a estarem disponíveis para trabalhar mais sempre que o patrão o desejar. Ao permitir trocar horas a mais por horas a menos, as empresas conseguem evitar os encargos que actualmente suportam com horas extraordinárias.


A revisão do Código de Trabalho são embustes para enganar as pessoas, para fazer crer que os trabalhadores são os culpados do desemprego e da instabilidade que lhes impõem, para tornar o trabalhador, um braço directo da máquina que o patrão liga ou desliga em qualquer tempo, para aumentar a exploração do trabalho e a taxa de lucro.


Assim a Assembleia de Freguesia de Aldeia de Paio Pires reunida em Sessão Ordinária de 26 de Junho de 2008, delibera:

Congratular-se com a grande manifestação de 5 de Junho que levou mais de 250.000 manifestantes para as ruas de Lisboa e saudar todos os trabalhadores portugueses em luta por uma nova política democrática e progressista;


Solidarizar-se com todas as iniciativas que se realizem e que promovam os direitos, liberdades e garantias preconizados na Constituição da República Portuguesa, tais como: o acesso universal a trabalho assente na estabilidade, protecção e igualdade social, contra a precariedade e pela justiça social.


Exortar à participação dos cidadãos da Freguesia de Aldeia de Paio Pires na Acção Geral de Protesto e Luta que decorrerá em todo o país. "


Esta moção foi aprovada na Assembleia de Freguesia da Aldeia de Paio Pires e só contou com a oposição do PS, todas as restantes forças políticas a aprovaram, demonstrando que também na Aldeia de Paio Pires o PS está bem à direita do PSD, já lá vai o tempo, em que existiam alguns elementos do PS que se afirmavam de esquerda com orgulho e que certamente não aceitariam esta revisão do Código do Trabalho.

Rápidas

1-Um dos maiores eventos do deporto popular em Portugal, senão o maior terá a sua cerimonia de abertura no Sábado à tarde na Freguesia da Arrentela, junto à fabrica de Lanifícios, falamos como é obvio da Seixalíada, já vai na sua 25ª Edição.

2-Com a crise financeira a que assistimos, ficámos a saber que o liberalismo económico é muito bom enquanto alguns se enchem à grande, quando começa a haver prejuízo o dinheiro dos contribuintes já faz muito jeito.

3-As nacionalizações na Bolívia e Venezuela, são muito más, pois somente loucos colocam ao serviço do povo as riquezas naturais que estavam nas mãos de meia dúzia de senhores. Por sua vez as nacionalizações nos Estados Unidos são boas, pois os contribuintes têm o dever de pagar o prejuízo de alguns que entretanto já estão a salvo da crise com as suas contas bem recheadas.

4-Em Portugal o PS como nós sabemos lava mais branco e uma vez mais a sua maioria absoluta permitiu branquear o roubo que todos os portugueses tiveram oportunidade de assistir no BCP, simplesmente vergonhoso uma vez mais o comportamento dos deputados socialistas na comissão de inquérito, como é óbvio muita das vezes contou com a preciosa ajuda do gémeo PSD, para impedir o desenrolar dos trabalhos.

5- Paulo Pedroso e Pinto da Costa receberam indemnizações do estado, Paulo Pedroso e Pinto da Costa falharam promessas, o 1º disse que só regressaria à Assembleia da Republica quando tudo estivesse esclarecido e nada houvesse a julgar nos tribunais, não cumpriu com o que havia assumido, o 2º disse que só venderia Quaresma por 40 milhões de euros, acabou por ir por menos de metade, finalmente Paulo Pedroso e Pinto da Costa são “ambos os dois” vítimas de terríveis cabalas e já receberam a solidariedade de Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro.

terça-feira, setembro 16, 2008

Obrigado



Os Jogos Paralímpicos de Pequim confirmam Portugal como uma grande potência do Boccia, o Concelho do Seixal, recebeu estes heróis na Freguesia da Arrentela , no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, onde alguns destes heróis carimbaram o seu passaporte para Pequim. Esta edição de Pequim também demonstrou que o maior interesse em torno destes Jogos, teve como consequência o desaparecimento de resultados espectaculares por parte do nosso atletismo, esta era uma tendência que já se vinha notando nos últimos anos e que se confirmou neste Jogos.

O meu amigo J. que foi um dos pioneiros na “alta competição” para atletas com deficiência, já algum tempo que me dizia que esta seria a natural consequência, pois quando ele começou poucos países prestavam alguma atenção ao desporto para pessoas portadoras de deficiência, mas que em Portugal apesar de serem marginalizados no dia-a-dia, o sucesso desportivo garantia-lhes alguma ajuda monetária, diz-me ele por diversas vezes, que quando iniciou e começou a vencer os seus primeiros títulos internacionais, pouco ou nada recebia, mas como os bons resultados persistiam, acabaram por alcançar algumas conquistas junto dos governantes e assim já no fim da sua carreira conseguiu um premio pela sua medalha nos europeus e uma bolsa mensal para preparar as competições seguintes, infelizmente uma lesão à porta dos Jogos Olímpicos de Atlanta deixaram-no de fora daquela que seria a sua ultima grande competição. Os jogos olímpicos de Atlanta e Sidney foram anos marcados por grandes prestações da nossa comitiva no atletismo, a crescente exposição mediática levou a um maior investimento no desporto para pessoas com deficiência na grande maioria dos países, bem como a uma melhoria das condições para atletas, treinadores e dirigentes que se dedicam a estimular a pratica desportiva a todas as pessoas, nós por cá mantivemos a nossa normal postura, pois os sucessivos governos PS/PSD consideram o desporto uma despesa e não um investimento e não é de estranhar que continuemos a assistir impávidos e serenos aos nossos maus resultados.

Uma ultima nota o grande desempenho do Lopes, do Firmino ou do Potra , por exemplo ,que noutras alturas com os tempos que fizeram agora em Pequim bateriam recordes e ganhariam medalhas, desta vez não deu para chegar à final, mas pode ser que um dia quando tivermos uma politica desportiva a sério, que não passe somente por tirar alguns retratos em ocasiões mais mediáticas possamos ter melhores resultados desportivos nas grandes competições.

Termino deixando o meu agradecimento aos atletas que nos representaram e em particular ao Carlos Lopes que terminou a sua carreira desportiva.

segunda-feira, setembro 15, 2008

Rápidas

1-O Município do Seixal viu mais um projecto (QREN) seu aprovado, no âmbito do concurso Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos - Acções Imateriais. (5ºprojecto aprovado)

2-O Paio Pires Futebol Clube irá iniciar o seu campeonato distrital de seniores masculinos em casa frente ao Juventude Sarilhense, no dia 19 de Outubro.

3-Sócrates acusa a oposição de se limitar ao bota-abaixo, vindo que quem vem só pode ser uma comédia, pois se à algo em que o pseudo engenheiro se pode gabar de ser bom é precisamente no bota-abaixo, pois se à partida parecia ser difícil Portugal descer mais baixo do que com o risível governo do PSD/CDS, o desgoverno do PS têm-se esmerado nesse propósito.

4-A 25ª edição da Seixalíada inicia-se no próximo fim-de-semana e foi com alguma curiosidade que soube que o seu encerramento irá decorrer na Rua Ferreira de Castro e na zona do Largo 1º de Maio na Aldeia de Paio Pires.

5-Uma pequena grande preocupação, não partilho do optimismo da secretaria de estado das Obras Publicas, que não vê qualquer problema de um investimento de 16 milhões de euros na linha de comboio até ao Parque Industria do Seixal (Aldeia de Paio Pires) não estar a ser aproveitado, um dos motivos será o incumprimento por parte das empresas que aí laboram nomeadamente a SN Seixal e a Lusosider, que não fizeram a ligação ao ramal ferroviário conforme acordado, sem bem me recordo aquando do anuncio da obra.
De nada servem os investimentos se estes depois não forem devidamente acompanhados, somente duas viagens desde a inauguração e mesmo assim com necessidade de recorrer primeiro ao transporte rodoviário é muito pouco para o investimento realizado.

6-A situação acima descrita faz com o número de camiões em circulação na freguesia se mantenha demasiado elevado, ao contrário daquilo que todos esperávamos, esta situação juntamente com as necessárias obras da futura estação elevatória junto ao Pavilhão do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, tem levado ao abandono da prática desportiva de muitos jovens e crianças, pois os seus pais têm algum receio de deixar os seus filhos irem praticar desporto para o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, esta situação deverá merecer atenção de todos os responsáveis.

sexta-feira, setembro 12, 2008

Alcácer do Sal – Antes e Depois

Alcácer do Sal em 2005



Alcácer do Sal algum tempo depois, pouco tempo após os socialistas “amigos do ambiente” estarem à frente dos destinos do município.




Fotografias retiradas daqui

Setembro de 1973 no Chile, hoje em "Portugal" (Bolívia)











Ontem foi dia 11 de Setembro, data histórica que os media ao serviço do capital teimam em destacar somente a morte de civis em Nova York, mas do 11 de Setembro do Chile e dos milhares de mortos, torturados e desaparecidos do regime chileno nem uma palavra e com essa infeliz coincidência de nesta altura estarmos a assistir uma vez mais à ingerência do governo dos Estados Unidos em países da América Latina, como são os casos da Bolívia, Venezuela ou Paraguai.

Desta vez falemos sobre a Bolívia e para tornar as coisas mais simples, imaginemos somente uma mudança geográfica que em vez de ser na Bolívia seria em Portugal:
Em Portugal (Bolívia) existem muitos recursos naturais mas estão somente concentrados em algumas regiões que são as mais ricas, o resto do país é extremamente pobre, por exemplo Gondomar (Cochabamba), Felgueiras (Tarija) e Porto (Santa Cruz) seriam as zonas muito ricas em recursos naturais e o restante do nosso país extremamente pobre.

Entretanto Portugal (Bolívia) foi a eleições e elegeu um governo progressista e que iria cumprir o seu programa eleitoral e uma dessas promessas era precisamente uma mais justa redistribuição dos rendimentos provenientes da exploração dos recursos naturais de Gondomar (Cochabamba), Felgueiras (Tarija) e Porto (Santa Cruz) por todas as regiões do nosso país, isto já depois de o governo ter cumprido outro compromisso eleitoral, fez com que as grandes empresas multinacionais passassem a pagar mais pelos recursos naturais existentes no nosso país, ou melhor, não passaram a pagar mais pelos recursos naturais, passaram a lucrar menos. Esta situação como seria de esperar não agradou à minoria que explora há décadas a riqueza de Portugal (Bolívia) e então começaram a organizar manifestações contra o governo e ameaçando exigir a independência das regiões ricas em recursos naturais, devidamente apoiados pelo governo amigo dos Estados Unidos e com uma extrema violência, para todos os que se opõem às suas pretensões, tentando forçar ao máximo um clima de guerra civil, de modo a conseguir os seus intentos.

O chefe do governo (Evo Morales) para evitar a violência para o seu povo, principalmente para os mais desfavorecidos que são sempre os mais prejudicados em climas de violência e guerra civil, convocou um referendo e afirmou que caso nesse referendo tivesse uma votação inferior à que havia obtido para a condução dos destinos de Portugal (Bolívia) se demitia de imediato, sendo assim Portugal (Bolívia) foi a referendo, a votação no país não deixou margem para dúvidas, o referendo deu uma votação bem superior aquela que havia sido obtida há somente dois anos atrás, vencendo em mais de 90% das províncias existentes no país, obtendo cerca de 70% dos votos a nível nacional, uma vitoria inequívoca demonstrando claramente a vontade do povo português (boliviano), mesmo em algumas das regiões ricas em recursos naturais o chefe de governo viu legitimada a sua politica, mas nem assim os senhores que se governam nas regiões mais ricas de Portugal (Bolívia) conseguiram reconhecer a vontade da esmagadora maioria do povo boliviano e sendo assim os racistas, fascistas e golpistas que dominam as regiões ricas de Portugal (Bolívia) tentam agora boicotar a economia do país, instigar a violência, que já resultou na morte de quase uma dezena de civis e em ferimentos em largas dezenas de outros, deixando o país à beira de uma guerra civil.

Tal como no Chile há algumas dezenas de anos atrás novamente o governo americano está por detrás deste terrorismo provocado pelos oligarcas de meia dúzia de regiões, de modo a tirarem do poder, um governo que mexeu com os interesses dos poderosos em favor dos mais desfavorecidos, como é óbvio isto não é dito pela imprensa e a julgar pelo que vejo na comunicação social até parece que é o governo boliviano que tem provocado a violência, a história essa é bem diferente e pelos acontecimentos mais recentes parece alastrar rapidamente para mais alguns países da região, pois como ontem aqui dizíamos de uma forma breve, a riqueza mundial (90%), tem que se manter na mão de uma ínfima minoria (20%) e quando alguém ousa contrariar a ordem ditada pelos senhores do capital, as consequências são as do costume, a barbárie, a repressão e a violência brutal contra os mais desfavorecidos, esta é a realidade que nos tentam esconder.

quinta-feira, setembro 11, 2008

Rápidas

1- Ao contrário do que afirmavam alguns mentirosos aqui pelo Concelho do Seixal, o município tem capacidade financeira para investir como comprovam os projectos já aprovados do QREN e as candidaturas que ainda esperam aprovação.

2- Onze de Setembro é sinónimo de barbárie, o massacre de chilenos por parte do ditador Pinochet devidamente apoiado pelo governo americano e mais recentemente o ataque terrorista a civis americanos, que infelizmente serviu de pretexto para mais massacres e violência sobre populações civis e desprotegidas.

3- O Seixal Jazz está de volta e em grande estilo a avaliar pelo programa anunciado, mantendo assim o elevado nível do Festival Internacional de Jazz que se realiza no nosso Concelho e que o levou a ser considerado dos melhores da Europa.

4- Ontem lia num cantinho de um jornal de “referência” que os “ricos” que correspondem a cerca de 18% da população mundial possuem 88% da riqueza mundial e que devido à crise mais de 100 milhões de pessoas serão atiradas para a pobreza, isto apesar da riqueza mundial ter aumentado, é fácil de perceber que o sistema em que vivemos não serve para a classe trabalhadora e para os mais desfavorecidos.

5- No futebol nem tudo são más noticias, confirmaram-me que o Zé do Golo vai continuar no Aldeia esta temporada e que o Celso poderá assinar, se este ultimo se confirmar compro dois “Gamecards”.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Não basta a incompetência, também lhe juntam a demagogia.

A segurança ou melhor a falta dela tem sido notícia nos últimos tempos, não perderei muito mais tempo para já a falar em polícias municipais, pois Lisboa que julgava eu ser um bom local para aferir da sua importância têm-se revelado na minha opinião num perfeito desperdício de verbas, relembro que as Policias Municipais de Lisboa e Porto têm um estatuto diferente (nem imagino as restantes), para passar multas de estacionamento já existe a EMEL e acho que António Costa e outros ilustres da autarquia dispensam bem os batedores da Policia Municipal e ultimamente esta têm começado a ser utilizadas como guardas pessoais de alguns autarcas, durante as ferias li algo ridículo num órgão de comunicação social, mas de alguma forma preocupante, em Vila Nova de Poiares em resposta a uma multa passada por parte da BT a um veiculo camarário, o “município” respondeu com a identificação de uma viatura da BT alegadamente por estar mal estacionada, acho que isto não responde aos problemas de segurança, mais depressa se está a tornar em algo bem diferente.

Em Corroios infelizmente houve mais um crime violento em que o proprietário da loja felizmente se salvou poderia não ter sido assim, em Portimão numa esquadra um homem foi alvejado, em Carnaxide a policia persegue os assaltantes a pé pois não existem viaturas disponíveis e não é caso único no país, este miserabilismo a que assistimos também para com as forças de segurança é claramente uma das causas para este aumento dos crimes violentos, basta recordarmos a transferência da PSP para a Vila de Corroios, em que 62 agentes foram colocados numa roulotte somente com capacidade para meia dúzia, sem instalações sanitárias e sem meios de comunicação, teve que ser uma vez mais a autarquia (Junta de Freguesia) a substituir-se ao estado e arranjar um local para que os agentes da segurança tivessem que ter as condições mínimas, como é obvio não seriam as desejáveis, também a criação de uma divisão da PSP no Concelho do Seixal só foi possível porque a Câmara Municipal do Seixal uma vez mais substitui o governo nas suas competências e teve que arranjar instalações para a PSP, não é demais relembrar que no nosso Concelho praticamente todas as forças de segurança estão instaladas em edifícios custeados pelas autarquias, o desinvestimento por parte do governo em melhores condições para os agentes de segurança, a falta de investimento em infra-estruturas e equipamentos, conjugada com uma péssima reforma da justiça da autoria dos incompetentes do PS/PSD e com o avolumar da crise económica e social tornaram o nosso país num local mais inseguro e estes problemas merecem uma resposta eficaz, sendo este governo que temos e os que o precederam os únicos responsáveis pela situação a que se chegou e decerto não me enganarei se afirmar que são incapazes para resolver esta situação.

terça-feira, setembro 09, 2008

http://www.paiopiresfc.net/


O grafismo do novo site do Aldeia está bom, certamente que farei algumas visitas com mais tempo para analisar os conteúdos, continuação de bom trabalho.

Hospital, INEM e saúde no Concelho do Seixal

As ambulâncias do INEM foram apresentadas pelo governo socialista como uma das principais soluções para resolução dos problemas da saúde em Portugal, situação caricata e risível, mas apresentada com pompa e circunstância por parte do executivo socialista, hoje sabemos que os Concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra que têm necessidade de um novo Hospital na região como acabou por reconhecer o governo após muitas e justas lutas das populações, neste momento além de não terem o prometido hospital e de terem visto encerrar Serviços de Saúde em diversos locais, não tem uma única ambulância do INEM disponível para servir as cerca de 400 mil pessoas que vivem nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra é por demais evidente a incompetência do executivo socialista que durante o seu mandato penalizou as populações com mais impostos, ao mesmo tempo que lhes corta o acesso a direitos fundamentais como é o caso da saúde.

Apesar do desinvestimento por parte do governo em unidades de Saúde no Concelho do Seixal, apesar da falta de médicos de família, apesar da falta de um Hospital no Concelho do Seixal, um estudo realizado por Helena Nogueira, Professora de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulado “Os Lugares e a Saúde”, que foi editado pela “Imprensa da Universidade de Coimbra e que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, nas suas conclusões considerou o Seixal, como o Concelho de menor risco para a saúde na AML, integrando um território cujas características o permitem considerar como “espaço urbano saudável”, já vai sendo tempo de os sucessivos governos deixarem de lado os seus mesquinhos interesses partidários e não penalizarem as populações em virtude dos seus joguinhos, já vai sendo altura de escutarem as pessoas que têm comprovadamente desenvolvido um bom trabalho em prol do nosso Concelho.

Do Seixal para Pequim e a ruptura com as politicas de direita.

Também gostaria de vos deixar a minha opinião sobre os Jogos Olímpicos e a presença muito honrosa por parte da grande maioria dos atletas portugueses, alguns deles conseguindo autênticos milagres pois estamos na presença de autênticos atletas amadores que têm os seus trabalhos durante o dia e fazendo a sua preparação olímpica somente após o horário laboral, mas não é somente este o facto que nos impossibilita de ter melhores resultados desportivos nos Jogos Olímpicos, a principal causa para o nosso fraco desempenho tendo em conta as nossas potencialidades prendem-se essencialmente, com a inexistência de uma politica desportiva para o nosso país, pois os sucessivos governos de PS/PSD têm encarado a pratica desportiva como uma despesa e não como um investimento, só dando atenção a algumas modalidades quando estas lhes proporcionam algumas fotografias e aparição em telejornais, enquanto mantivermos esta triste mentalidade e o crónico desinvestimento, o desporto em Portugal dificilmente deixará de ser anedótico, felizmente ainda há algumas excepções e algumas autarquias são bem o exemplo do que deveria ser a promoção do desporto para todos, pois a massificação do desporto, terá certamente como consequência natural a aparição de novos valores nas mais diversas modalidades, o município do Seixal é um bom exemplo, de uma boa politica desportiva, os ganhos para o país com uma boa politica desportiva seriam bem superiores à conquista de uma dezena de medalhas de ouro.

Achei completamente ridículo o trabalho a que se prestou o governo português e o COP tendo assinado um acordo em que contratualizava a prestação dos nossos atletas, x Milhões por X medalhas, é a prova mais do que evidente da incapacidade do governo perante o problema do desporto em Portugal, infelizmente não mais ouviremos falar da grande maioria dos atletas que nos representaram em Pequim e muito menos das suas modalidades, pois certamente que nos próximos anos cairão no esquecimento, mas eles e elas lá continuarão a praticar nos “pavilhões inexistentes”, nas pistas nunca construídas, sem os equipamentos necessários, com treinadores impossibilitados de os acompanharem, nem falo no desprezo a que são votados os seus clubes e os seus dirigentes (daria um imenso post) e na falta de tempo que os atletas deveriam dar à sua modalidade, mas podem ter a certeza de quando um destes heróis se notabilizar entre a “elite” mundial, logo aparecerá um secretario de estado, um ministro ou mesmo o presidente sedentos de protagonismo, prometendo mundos e fundos que se desvanecem assim que os holofotes se desligam.

“Provavelmente dirão vocês e isto não acontece em todo o lado em Portugal, seja na cultura, na economia, na educação ou na saúde?"

Para mim a resposta é clara, é por isso mesmo que é necessário, uma ruptura com as politicas de direita seguidas pelos sucessivos governos do PS/PSD.

Perante a incapacidade do governo, é uma vez mais o município do Seixal....

Hoje leio que a Câmara Municipal de Lisboa que é governada pelo PS e pelo BE falhou 3 candidaturas ao QREN, muitos mais municípios falharam candidaturas ou pura e simplesmente não conseguiram apresentar os projectos a tempo nesta primeira fase em virtude do governo do PS por critérios puramente eleitoralistas ter atrasado o QREN em mais de 800 000 minutos e depois ter dado prazos apertados para a apresentação de candidaturas, agora fico com curiosidade em saber se os grupos do PS e do BE na assembleia Municipal de Lisboa irão pedir uma Assembleia Extraordinária, a exemplo do que fizeram aqui pelo Concelho do Seixal.

Como todos sabemos a oposição aqui pelo Concelho do Seixal demitiu-se das suas funções há mais de trinta anos e infelizmente parece que teimam em não assumir os lugares para os quais foram eleitos pela população do Concelho do Seixal, a não comparência da oposição e o seu total desconhecimento da realidade da autarquia é crónico, como podemos facilmente constatar neste caso do QREN quando afirmam que a Câmara Municipal do Seixal perdeu 6 milhões de euros de verbas comunitárias, quando o máximo que poderia obter seriam 2,5 milhões de euros e esquecendo que ainda haverá uma 2ª fase, também o pedido de demissão do vereador Joaquim Santos é por demais ridículo, pois este na qualidade de Vice-presidente, assumiu a responsabilidade de substituir o Presidente que se encontrava de férias e respondeu aos órgãos de comunicação social que pretenderam obter declarações por parte do executivo camarário, por esse motivo a oposição exige a sua demissão, caso tivesse sido uma qualquer outra pessoa a responder aos jornalistas, neste momento certamente que a oposição estaria a pedir a sua demissão.

Esta candidatura também demonstra uma vez mais que o governo não consegue responder às suas responsabilidades, relembro aos esquecidos e aos que desconhecem ou fingem desconhecer a realidade do nosso Concelho que os bairros abrangidos pelo projecto ao qual se irá candidatar a Câmara Municipal do Seixal são da inteira responsabilidade do governo, só que uma vez mais e a exemplo do que sucede em praticamente tudo no nosso Concelho, a autarquia substitui-se ao governo e pretende investir mais de três milhões e meio de euros nestas zonas e esperando obter um financiamento comunitário de 2,5 milhões de euros, visto que os governos de PS/PSD e a muleta CDS nunca assumiram as suas responsabilidades perante as pessoas que habitam nestas zonas do nosso Concelho.

quinta-feira, setembro 04, 2008

Camaradas e Amigos, Boa Festa

"Por Lisboa", Seixal, Montijo ou Loures...


Infelizmente a disponibilidade não tem sido a desejável, a partir de quarta-feira conto estar mais disponível, para já gostava vos deixar as verbas do QREN relativas à região de Lisboa já aprovadas e podemos constatar que neste momento Almada e Seixal são os concelhos do Por Lisboa com mais verbas atribuídas do Quadro Comunitário de Referencia, que esteve guardado um ano pelo governo do PS de modo a coincidir com o período eleitoral e depois dando apenas 60 dias para a apresentação de projectos, mas independentemente dessa infeliz situação e que muito lesou os portugueses a verdade é agora todos têm o dever de acelerar andamentos e apresentar projectos bem estruturados de modo a proporcionar mais-valias para todos nós e fico satisfeito, por verificar que os projectos apresentados pelas autarquias da Península de Setúbal terem merecido o justo reconhecimento e como tal encontram-se entre as autarquias que mais verbas recebem do Quadro Comunitário até à data, isto demonstra que na margem sul à capacidade de planeamento, bem sei que se houve algum burburinho em torno de Seixal e Barreiro por questões que não devem suceder, ao contrario do que têm dito alguns, o sucedido não inviabiliza que esses projectos venham a ser apresentados numa 2º fase, mas o que terá sucedido em Montijo, Loures, Sintra ou Odivelas, não tiveram capacidade de apresentar projectos, entregaram-nos fora de prazo, ou pura e simplesmente acham que as suas populações não merecem mais, provavelmente PS/PSD e BE estarão próximos de marcar Assembleias Extraordinárias para perceber este fenómeno.

Gostaria de realçar também que as verbas comunitárias são uma parte do investimento total, por exemplo no Concelho do Seixal representam cerca de 35% do investimento total, que nosso Concelho até à data já vai em mais de 10 000 000 de euros, sendo o investimento comunitário de cerca de 3 500 000 de euros, ou seja por parte do município a verba a investir terá que ser bem superior às verbas comunitárias, como estamos somente na 1ª fase acredito que a dinâmica e a boa qualidade dos projectos apresentados, como o comprovam os três projectos já aprovados para o nosso Concelho, levarão a que na fase seguinte seja novamente reconhecido o bom trabalho desenvolvido.

Abaixo deixo-vos um quadro com as verbas comunitárias já atribuídas, bem como o total do investimento para os respectivos projectos, esta informação foi retirada daqui:

Verbas QREN /// Investimento total

1-Almada (CDU) 5.210.000,00 /// 11.685.000,00

2-Seixal (CDU) 3.727.000,00 /// 10.115.000,00

3-Vila Franca Xira (PS) 3.625.000,00 /// 10.358.000,00

4-Sesimbra (CDU) 3.302.000,00 /// 6.604.000,00

5-Setúbal (CDU) 2.535.000,00 /// 8.499.000,00

6-Moita (CDU) 1.831.000,00 /// 3.661.000,00

7-Amadora (PS) 1.440.000,00 /// 2.880.000,00

8-Cascais (PSD) 531.000,00 /// 1.311.000,00

9-Lisboa (PS) 262.000,00 /// 749.000,00

10-Sintra (PSD) 233.000,00 /// 668.000,00

11-Barreiro (CDU) 204.000,00 /// 583.000,00

12-Loures (PS) 203.000,00 /// 580.000,00

13-Montijo (PS) 184.000,00 /// 526.000,00

14-Mafra (PSD) 120.000,00 /// 343.000,00

15-Oeiras (independente…) 90.000,00 /// 180.000,00

16-Palmela (CDU) 82.000,00 /// 234.000,00

17-Alcochete (CDU) 21.000,00 /// 43.000,00

18-Odivelas (PS) 0,00 /// 0,00