terça-feira, setembro 30, 2008

Candidaturas ao QREN foram aceites fora de prazo



Sobre o QREN já aqui falámos diversas vezes e não será demais dizer que os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal e o seu executivo têm feito um bom trabalho, como já aqui o demonstrámos, sobre os problemas que motivaram o atraso na entrega de um dos projectos também já foi devidamente explicado que houve um problema no servidor e a CCDR não permite alternativas ao envio electrónico, contrariamente ao que prevê o regulamento do QREN.

A Câmara Municipal do Seixal, através do seu Presidente Alfredo Monteiro já havia dito que existiam diversos locais em Portugal, que devido a problemas informáticos as candidaturas haviam sido entregues fora de prazo e depois foram aceites, contrariamente ao que sucedeu no Seixal e no Barreiro, mas em Évora e Coimbra as candidaturas foram aceites conforme notícia hoje o Publico na sua edição impressa.

Como todos sabemos a intervenção nos Bairros da Quinta do Cabral e Quinta da Princesa são da responsabilidade do governo e tanto PS, como PSD nunca se preocuparam com as pessoas que vivem nesses bairros, não é de admirar, o chefe do PS no Concelho do Seixal o senhor Nuno Tavares afirmou na Assembleia Municipal que se os inquilinos dos bairros fossem ricos ainda o governo podia fazer alguma coisa, agora com as rendas que pagam não podem esperar muito mais, o PS ao nível (baixo) do CDS, mesmo sendo estes Bairros da responsabilidade do governo, a Câmara Municipal do Seixal no melhor dos interesses da população do Concelho pretende investir mais de três milhões de euros do orçamento municipal nestas zonas e candidatar-se a cerca de mais três milhões de euros de fundos comunitários, perfazendo um investimento total de seis milhões de euros nestas zonas, a população do Concelho do Seixal e o executivo municipal têm razão para exigir junto da CCDR a aceitação do projecto.





Duas pequenas notas, 1ª enquanto a Câmara Municipal do Seixal, juntamente com diversas instituições e a população dos Bairros em questão tentam resolver um problema que PS/PSD nunca deram a mínima atenção, estes continuam a brincar à política reles que em nada beneficia a população do nosso Concelho.

A 2ª como podemos ver o QREN era para o período de 2007/2013, já estamos quase no final de 2008 e até à data zero de investimentos reais, isto sim é um atraso que deveria envergonhar os (in)responsáveis políticos, mas sobre isso o PS faz como a avestruz, enfia a cabeça na areia.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos havia dois regulamentos do QREN, um sem prazos de entrega, aplicável às autarquias do PS e do PSD, e outro de rigos aplicável ás autarquias do PCP

12:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ò falso Aldeão só dizes é bacoradas e mentiras vocês são uns incompetentes quando não conseguem fazer algo a culpa é sempre do Governo seija ele qual for nem que fosse do partido a que tu pretences, mas como nunca vais ter essa oportunidade : toma mas é juizo nessa cabecinha e deixa-te de merdas.

10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nuno vai mas é dar banho ao cão.Já estou como diz o outro,é só bacoradas.Agora é que eu te topei,tens carinha de tótó mas aqui armaste em espertalhão e mal educado.O que te desculpa é a idade.Vê lá se fazes a barba,que assim ficas com ar ajavardado.

8:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que o mal disposto e por sinal bem-educado está de volta, agora é Nuno, amanhã será Bruno, noutro dia foi Joaquim e noutro dia será outro nome qualquer, volte sempre.

aldeia pp

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sabia que tu não resistias a escrever o teu nome Bruninho.Com papas e bolos se enrolam os tolos.

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro camarada, sobre esta questão deixo o meu artigo de opinião publicado no Jornal do Seixal:

FORAM À LÃ E SAÍRAM TOSQUIADOS

Na passada semana, realizou-se uma Assembleia Municipal Extraordinária convocada a solicitação do PS/PSD/BE para analisar a questão relativa a um atraso de 2 Minutos na apresentação de uma candidatura ao QREN.
A sessão prometia em virtude das entrevistas que o presidente do PSD Seixal – o qual demonstra ser o verdadeiro líder da oposição, remetendo o seu parceiro do PS para uma posição secundaria – deu a vários órgãos da comunicação social, e nas quais apelidou de desleixada e incompetente a maioria que governa a Câmara do Seixal, exigiu demissões e garantiu que o PCP tinha lesado o Seixal em 6 milhões de euros, tudo isto porque uma candidatura ao QREN havia sido recusada por um atraso de 2 minutos no envio da mesma …Mais anunciou o Dr. Paulo Cunha que ia propor uma Comissão de Inquérito!
Como "quem não deve não teme" a Assembleia Municipal requerida pela oposição foi convocada e na Assembleia Municipal – ou seja no lugar próprio para se requerer e prestar esclarecimentos – a maioria que governa a Câmara deu todos os esclarecimentos, dos quais se salienta:
A – O Município do Seixal foi o único Município da Área Metropolitana de Lisboa que concorreu aos 16 programas a que estavam abertas candidaturas, o que demonstra o excelente trabalho efectuado pelo PCP na autarquia.
B – Das 16 candidaturas apresentadas, 6 já foram aprovadas e 9 aguardam aprovação, o que também demonstra o bom trabalho realizado.
C – O Seixal é actualmente o 2.º concelho da Área Metropolitana de Lisboa com maior número de candidaturas aprovadas e de fundos comunitários obtidos, tendo até ao presente obtido mais verbas do QREN do que todos os municípios geridos pelo PSD na Área Metropolitana de Lisboa, o que igualmente demonstra o excelente trabalho realizado pelo PCP no Seixal.
D – Houve uma candidatura que foi recusada por ter havido um atraso de 2 minutas na apresentação da mesma.
E – E tal atraso deveu-se a situações completamente inesperadas, como foi o óbito ocorrido a 25 de Abril, com o funeral a 29 de Abril, de um elemento da equipa que estava a elaborar o projecto de candidatura, pelo que apenas a 30 de Abril a candidatura começou a ser carregada no sistema informático. Acontece que quando a mesma estava pronta para ser enviada houve uma avaria no servidor que obrigou à substituição de equipamentos e originou um atraso na apresentação da candidatura em 2 minutos … É caso para dizer que não acreditamos em bruxas, mas que as há, há …e nesta caso uma serie de situações completamente anómalas e inesperadas ocasionaram o atraso da candidatura.
F – Apesar desse atraso - que se lamenta, mas para o qual não se pode apresentar responsáveis, pois tudo resultou de imponderáveis que não podiam ser previstos – o concelho do Seixal em nada saiu prejudicado, pois o Regulamento do Concurso prevê a existência de mais duas fases, onde a candidatura poderá ser apresentada.
G – Mais foi esclarecido que o valor da comparticipação comunitária não eram 6 milhões de euros conforme propagandeado pela oposição, mas sim de 3 milhões, isto no caso de se obter a comparticipação máxima de 50% prevista no regulamento.
H – O Presidente das Câmara já tinha informado os Vereadores, incluindo os do PS e PSD, em Maio do corrente ano do problema existente com a candidatura, não tendo na altura merecido qualquer comentário dos mesmos;
I – A oposição só se preocupou com o QREN quando veio a notícia do atraso dos 2 minutos para os jornais, pois até aí nunca havia questionado a Câmara sobre as candidaturas ao QREN.
J – A oposição não conhecia como se processavam as candidaturas ao QREN, nomeadamente que havia 3 fases de concurso e que a comparticipação comunitária era no máximo de 50% do valor previsto, o que demonstra incompetência e desleixo da oposição!
Esta é pois a realidade indesmentível dos factos
Realidade que demonstra a falta de razão de tudo o afirmado pela oposição, a qual no final da Assembleia ficou calada por falta de argumentos, o que levou um camarada meu de bancada a afirmar que a “Oposição tinha ido à lã e saído tosquiada”
Face aos esclarecimentos prestados pelo Presidente da Câmara, pensei, no final da Assembleia, que tudo tinha ficado esclarecido, tanto mais que o líder da oposição – o Presidente do PSD Seixal – não tinha, ao contrário do que afirmara aos jornais, proposto qualquer comissão de inquérito, o que demonstrava que o mesmo tinha ficado esclarecido.
PURA ILUSÃO.
Há pessoas que por mais esclarecimentos que se dêem não compreendem ou não querem compreender... Tem como única preocupação o sensacionalismo, a capa de jornal, dizendo uma coisa para os jornais e fazendo outra na Assembleia.
Com pessoas destas não vale a pena dar explicações, pois não entendem ou não querem entender as explicações que são dadas, pois têm como único objectivo a politica barata, mesquinha, partidária... esquecendo o interesse do Seixal em prol desta mesquinhice...
Entendo que na política não “vale tudo”, e lamento que a oposição no Seixal tenha enveredado pela política barata, da mentira e da infâmia!
Tenho a certeza que a população deste concelho quando chegar a altura de escolher saberá destrinçar o “trigo do joio” e escolher quem trabalha em prol do desenvolvimento do concelho.
Um abraço
PAULO SILVA

9:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os do tempo da outra senhora é que gostavam muito de saber quem eram os comunistas e depois denunciavam-nos, parece que alguns chuchas não perderam a prática, mas não deixa de ser interessante verificar o ridículo desespero dos chuchas em saber quem escreve neste blog, chegando ao ponto de andarem a perguntar a alguns camaradas meus se sabiam quem escrevia aqui.

Voltem sempre.

9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home