quinta-feira, setembro 17, 2009

2840 não se conforma

A nossa Aldeia de Paio Pires é parte integrante e fundamental do Concelho Seixal.

Esta é sem qualquer tipo de duvida uma canção marcante e nada melhor que um dos seus protagonistas para a descrever:

"A 'Canção do Seixal', é um convite para uma viagem à génese da nossa Portugalidade, sua diáspora e miscigenação. Os êxodos e caminhadas em direcção a uma terra prometida, o 'Seixal' imaginário de um sonho colectivo.Ter na bagagem a lembrança e consciência da nossa herança multi-étnica e pluricultural, que é riquíssima, fez com que me parecesse ser natural cruzar nesta canção paisagens musicais tais como; a solidão de uma flauta lá ao sul de tudo, recordando contos mouros, com um berimbau brasileiro oriundo de um ritual nativo. A gaita-de-foles transmontana das lendas celtas, com chulas e bombos ancestrais. O murmúrio de um canto colectivo da planície alentejana, com vozes femininas de um folclore minhoto. Os ritmos africanos entrelaçados com adufes e fandango. O baile mandado com o hip-hop. A guitarra de fado com os ornamentos de cordas árabes. O cigano e o judeu, o celta e o árabe. Enfim?um pouco de todos nós!E tudo isto com sabor português, nosso?Naturalmente que vivemos em 2009 e há que contemporizar um som, uma forma. Daí que se recorreu também a recursos electrónicos, para que o processo de comunicação seja correcto e autentico, o do nosso tempo."O Seixal somos nós, o Seixal sou eu" é talvez apanágio de pensar localmente mas agir globalmente."

Rui Filipe

4 Comments:

Blogger Filipe de Arede Nunes said...

Tudo isto é ridiculo!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

11:15 da tarde  
Anonymous Naja said...

O paulo Edson parece que anda a ver fantasmas. Nesse seguimento deixei-lhe a seguinte mensagem que passo a transcrever:


Edson desculpa lá mas já publicaste. Essa de alguem andar a fazer-se passar por outro é de rir. Só podes estar a referir-te à tua pessoa. Então não és tu que te andas a fazer passar pelo OBAMA, aquele, o marido da Michel que por mero acaso é Presidente dos Americanos. E depois telefonares ao cigano a perguntar se ele escreveu ou não? Por acaso tambem telefonas ao Alfrdo a saber se é ele?
Tem mas é vergonha, toma juizo e remete-te à tua insignificãncia.

3:16 da tarde  
Blogger Daniel Geraldes said...

Caro Aldeia PP,

eu gostava de saber quanto é que custou esta musiquita? E não diga que não sabe, porque o Aldeia PP tem obrigação de ter informação privilegiada.

6:24 da tarde  
Blogger J.S. Teixeira said...

No debate dos candidatos à Câmara Municipal do Seixal, Paulo Edson Cunha (PSD) quando se viu encurralado e sem argumentos para responder às questões colocadas pelo Sr. Paulo Silva (CDU), disse, fugindo às questões, que o senhor da CDU "devia sonhar com ele". Desta forma propôs-se a enviar-lhe uma fotografia sua para que o Sr. Paulo Silva pudesse dormir mais descansado. Em exclusivo, o blogue O Flamingo teve acesso a essa fotografia e quis partilhá-la com todos. Vejam no blogue O Flamingo.

7:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home