
Já tinha dito que voltaria à Assembleia de Freguesia da Aldeia de Paio Pires e cá estamos de novo, desta vez para escrever sobre uma moção apresentada pelos eleitos da CDU, "
Orçamento de Estado para 2009 – Uma questão de justiça" e que foi aprovada com os votos favoráveis da CDU, do PSD e com um voto do PS, os restantes 3 membros do PS votaram contra, o BE não esteve presente na Assembleia de Freguesia.
O PS em campanha eleitoral, prometeu não aumentar impostos, como todos sabemos assim que se apanhou no governo subiu praticamente todos os impostos, aumentando dessa forma as receitas do estado de uma forma brutal. Ao mesmo tempo que o governo enchia os cofres do estado com mais receitas, destruía os serviços públicos prestados pelo estado, como a saúde ou a educação por exemplo. Também as autarquias foram penalizadas por este governo e não se compreende quando o governo arrecada mais receitas, tenha ainda necessidade de estrangular financeiramente as já debilitadas Juntas de Freguesia, que prestam um serviço muito importante às populações.
Para termos uma ideia a Junta de Freguesia da Aldeia de Paio Pires recebe hoje menos do orçamento de Estado do que aquilo que recebia em 2005. Dá bem para perceber que, com os aumentos das contribuições para a segurança social, com a subida dos salários dos trabalhadores da administração publica (embora seja pouco, pesa num orçamento que tem menos verbas) e com o aumento exponencial de bens e serviços (combustíveis, electricidade, materiais e maquinaria diversa), somente uma gestão muito rigorosa e o grande apoio prestado pela Câmara Municipal do Seixal às Juntas de Freguesia do Concelho permite que a nossa Junta de Freguesia continue a executar um trabalho de grande valia. Conseguindo dar resposta aos problemas que são da sua competência e resolvendo outros que estão bem para lá das suas competências, sem nunca deixar de apoiar de forma permanente o movimento associativo popular da nossa freguesia, colaborando nas actividades culturais e desportivas das nossas instituições.
O PS na Aldeia de Paio Pires, ao estar de acordo com o governo nesta medida está claramente contra a população da nossa Aldeia de Paio Pires, a redução das verbas transferidas para as freguesias, penalizam e muito as populações. Este voto contra do PS é incompreensível basta tomarmos como exemplo
as 11 freguesias do concelho de Vila Franca de Xira, onde existem executivos da CDU e do PS, onde todos condenaram esta medida do governo, também na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira esta medida do governo foi condenada por unanimidade, mas na nossa Aldeia de Paio Pires o PS acha que a nossa população não merece mais.
Apesar de todos os obstáculos criados pelo PS à acção das Juntas de Freguesia, estou certo que a população da nossa freguesia continuará a ter na sua Junta de Freguesia um apoio de proximidade, mas que poderia fazer bem mais se o governo não fizesse este ataque a quem mais próximo está das populações, de quem melhor conhece os seus problemas e que poderia dar um melhor contributo para a resolução de alguns problemas se lhes fossem dadas as devidas condições.