domingo, fevereiro 08, 2009

Preservar o nosso património cultural












As embarcações tradicionais são um património demasiado valioso do nosso país que têm sido completamente desprezadas pelos governos do PS/PSD e do ajudante CDS. Os sucessivos governos do nosso país têm desprezado o nosso imenso património cultural, uma vez mais o PCP sabendo da importância que tiveram e têm as embarcações tradicionais nos nossos rios e mares irá apresentar uma proposta na Assembleia da Republica que visa a preservação da identidade cultural das embarcações portuguesas, perspectivando: um regime específico de licenciamento das embarcações, assim como um regime específico de taxas, que deve garantir condições de segurança e navegabilidade, assim como salvaguardar as suas características, preservando a sua natureza tradicional e artesanal.

O projecto visa a preservação das embarcações tradicionais portuguesas por todo o país.

No Concelho do Seixal a Câmara Municipal é proprietária de três embarcações tradicionais e irá investir na conservação destas embarcações em 2009 cerca de 400 mil euros. As embarcações tradicionais são de extrema importância para o nosso concelho, pois tem permitido o contacto directo com a nossa história a milhares de pessoas, sendo uma boa aposta da Câmara Municipal do Seixal.

Infelizmente o PS em Vila Franca de Xira, entregou as sua embarcações tradicionais nas mãos de privados, pois tal como no governo também nas autarquias o PS se mostra incapaz de prestar serviços públicos à população. Também poderia falar de Alcácer do Sal onde os tradicionais Galeões, foram completamente descaracterizados, conseguem imaginar os Galeões do Sal sem velas? Acredito que não, mas o executivo do PS em Alcácer acha que sim.

Como podemos constatar uma vez mais o PCP tem propostas, projectos e politicas para o futuro do nosso país.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não fale do que não sabe em relação aos galeoes de alcacer

1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Independentemente do que cada um acha que sabe sobre os Galeões do Sal, julgo que todos percebemos que essas embarcações sempre tiveram velas, hoje em dia infelizmente não têm.

aldeia pp

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TUDO O QUE DISSE DOS GALEÕES É VERDADE,AS SUAS GRANDES VELAS É O QUE MAIS OS CARACTERIZAM, HOJE SÃO EMBARCAÇÕES DE RECREIO, MAS SE PESQUIZAR VAI PERCEBER PORQUE FORAM ABOLIDAS AS VELAS....


M

9:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home