sábado, fevereiro 07, 2009

Sim é possível



O PCP demonstrando que tem um conhecimento profundo da realidade do nosso país fez uma extraordinária interpelação ao governo, onde apontou os erros do governo do PS que conduziram o nosso país à recessão económico e atirou milhares de portugueses para o desemprego. Na interpelação o PCP apontou também políticas alternativas para o nosso país, mas como bem sabemos, o PS não aceita qualquer proposta que altere as suas erradas politicas que somente servem alguns senhores.

Podem consultar as intervenções dos deputados do PCP aqui e de seguida deixo-vos um pouco da intervenção do Agostinho Lopes pois diz muito respeito à nossa Aldeia de Paio Pires: Quando hoje, a propósito de vultuosos investimentos públicos, se levanta o problema das contrapartidas dos possíveis fornecedores de equipamentos tem de ser recordada a liquidação, pelas políticas dos sucessivos governos, da metalomecânica pesada portuguesa: a liquidação da Sorefame, da Mague, da Cometna, da Equimetal, da Mompor, da Sepsa ou da Siderurgia, na sua antiga configuração, quando ainda tinha o trem de perfis pesados com capacidade para produzir (e produziu muito) carril para caminho-de-ferro, ou a liquidação dos processos de reestruturações empresariais do sector energético nacional.

Mas não pensemos que tudo isto é coisa do passado. Não! Uma das quatro reestruturações do sector da energia é trabalho do actual Governo, como é o processo em curso na ex-Siderurgia Nacional, na vertente aços planos, com a sua transformação em grande armazém/entreposto comercial, para a Europa, dos produtos siderúrgicos produzidos noutras empresas da multinacional brasileira CSN.

Foi o que aconteceu em 2007, com o desmantelamento da linha de produção de folha-de-flandres, agravando a dependência do mercado espanhol, em Abril de 2008, com a linha do laminado a frio, ficando a produção limitada à chapa galvanizada.

Tudo acompanhado pelo despedimento de dezenas de trabalhadores e que, agora, culmina com a suspensão/lay-off dos contratos de 179 trabalhadores. ~

Aliás, agora, as instalações da empresa estão em boas condições para servir de armazém, pronta que está a ligação ferroviária entre as instalações siderúrgicas e o nó de Coina - 15 milhões de euros de dinheiros públicos. ~

O Governo não só se mantém impassível perante este processo como, em fins de Dezembro, resolveu a privatização de 10% da posição pública que ainda restava na Siderurgia Nacional.

6 Comments:

Blogger Daniel Geraldes said...

Já estão a plagiar a campanha do Dr. Paulo Edson, com esse, "Sim é Possivel", mas como o Dr. Paulo Edson teve a ideia primeiro e eu sou democrata, eu tolero esse slogan.

2:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aproveito pra dizer ao Sr. Daniel q mto antes do Obama já o PCP tinha este lema: "Sim é Possivel"... Mas achei espantoso q sobre este texto seja apenas isso q o sr. tenha pra dizer... Enfim!

12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Daniel "cremesse" é mesmo tótó... O PCP utiliza a palavra "SIm é Possível" pelo menos há 4 anos, pelo que salguém plagia alguém ´´e o OBAMA que anda a copiar as ideias do PCP!

3:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

3 comentarios ridiculos e sem fundamento, ainda perdem tempo com isto, sera possivel?" Sim é possivel "
já agora o Dr. Paulo Edson é de uma originalidade de bradar aos céus.

M

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É ISSO É, O OBAMA AGORA É COMUNISTA, VÃO MAS É........PASSEAR

8:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home