quarta-feira, julho 16, 2008

A extrema-unção (atenção) do governo à Lusosider











A quinze de Julho de 2008 o vereador Samuel Cruz diz que o governo está atento aos despedimentos que ocorreram na Lusosider na Aldeia de Paio Pires, gostaria de recordar que por aqui já alertávamos para o que sucedia em Novembro de 2007 e seguramente não foi por poderes de adivinhação, infelizmente tive conhecimento desta triste realidade porque de entre os despedidos logo em Dezembro estavam alguns amigos e se alguém teve conhecimento do que se passava em por esta altura foi o governo do PS que ignorou por completo os trabalhadores, pois os que foram despedidos em primeiro lugar, foram os trabalhadores precários aqueles que trabalhavam em alguns dos casos há já alguns anos na Lusosider nessa deplorável situção, já não lhes bastava a sua precária condição, como se viram na infeliz condição de desempregados sem qualquer direito.

Depois foi a ameaça de despedimento colectivo, precisamente por alturas da passagem de ano, algo que foi de imediato denunciado pelo sindicato dos metalúrgicos e que foi desmentido pela administração da empresa e uma vez mais ignorado pelo governo, apesar da denúncia feita pelo sindicato junto dos Ministérios do Trabalho e da Economia. Em Março nova denuncia por parte dos sindicatos junto do governo e em Abril finalmente uma resposta por parte do governo socialista e passo a citar de cor parte do que dizia o governo em Abril de 2008 “os serviços competentes do Ministério Economia não vislumbram qualquer possibilidade de despedimento colectivo na empresa em causa (Lusosider) ” mas como podemos ver segundo o vereador do PS o governo está atento agora em Julho de 2008 depois do despedimento dos trabalhadores, o que seria se o governo não estivesse atento?

3 Comments:

Blogger Unknown said...

JSD Almada

**************Acção de rua***********

Temática: ECALMA

mais info em:

www.jsdalmada.blogs.sapo.pt

*************************************

12:39 da manhã  
Blogger samuel said...

Realmente, sem as "atenções" deste governo estaríamos "perdidos"...
Obrigado pela visita e pelo comentário. Este é um belo sítio para ir voltando.

Abraço

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Aldeia concordando com o teu texto, deixo aqui a minha crónica desta semana na Rádio Baia que versa sobre este assunto:
É sabido que em Abril de 2008 a LUSOSIDER, depois de ter prometido criar 1.370 postos de trabalho, anunciou o despedimento colectivo de 65 trabalhadores, isto depois de em final de 2007 ter procedido ao despedimento de outros 100 trabalhadores… Ou seja em vez de criar emprego, promoveu o desemprego!
De imediato o PCP denunciou a situação, mormente que a LUSOSIDER estava a promover a importação de produtos siderúrgicos da casa mãe brasileira, utilizando o ramal ferroviário construído pelo Governo não para promover as exportações, com o consequente aumento de emprego, mas sim como infra-estrutura de apoio às importações, com o consequente encerramento de linhas de produção, transformando a empresa em mero entreposto de comercialização.
Em denuncia da situação e em solidariedade com os trabalhadores, o PCP apresentou, em Abril deste ano na Assembleia Municipal do Seixal, uma moção em que exigia ao Governo do Partido Socialista que fiscalizasse a actividade da LUSOSIDER, mormente se a empresa estava a ser utilizada como entreposto para a entrada de produtos siderúrgicos brasileiros na União Europeia e que tomasse medidas concretas que salvaguardassem a manutenção dos postos de trabalho actualmente ameaçados na LUSOSIDER.
A Moção foi aprovada, mas teve os votos contra dos eleitos do Partido Socialista, que demonstraram deste modo que o Partido Socialista do Seixal não tinha a mínima preocupação com o que se estava a passar na LUSOSIDER e nos trabalhadores ameaçados de despedimento.
Estamos em Julho, o Governo do Partido Socialista nada fez em defesa dos trabalhadores ameaçados de despedimento e a LUSOSIDER já procedeu ao despedimento dos 65 trabalhadores… Os quais já sofrem com a incerteza do seu futuro e das suas famílias.
Concretizado o despedimento colectivo dos trabalhadores, veio agora um senhor vereador do Partido Socialista falar sobre o assunto afirmando que “perante as facilidades concedidas pelo Governo não se compreende agora que a LUSOSIDER pretenda despedir mais 65 trabalhadores”
Será que este vereador dito socialista andou a dormir durante estes meses? È que “agora” a LUSOSIDER já não pretende despedir… POIS JÁ DESPEDIU! E despediu porque as facilidades que o Governo do Partido Socialista concedeu foram tantas que a empresa fez “gato-sapato” do governo!!! E despediu porque o Governo do Partido Socialista nada fez para obrigar a empresa a respeitar os compromissos assumidos de criar empregos!!! E despediu e o Partido Socialista foi cúmplice com o despedimento, porque votou na Assembleia Municipal contra a Moção apresentada pelo PCP!!!
Pretendo agora o senhor vereador querer enganar a população do Seixal e os trabalhadores da LUSOSIDER afirmando que está ao lado dos trabalhadores??? Isto é a mais puro HIPOCRISIA!!!
Esta prosa do vereador do Partido dito Socialista é tanto mais hipócrita porque coincide com a apresentação pelo Governo do Partido Socialista de uma proposta de alteração ás leis laborais que visa facilitar os despedimentos, de tal modo que o Presidente da Confederação da Industria Portuguesa já veio afirmar que “o Ministro do Trabalho (do Governo PS) fez melhor do que um Governo de Direita”, e fez melhor não para os trabalhadores, porque o patrão dos patrões não se preocupa com os trabalhadores, mas sim para os capitalistas, demonstrando a submissão do governo do Partido Socialista ao grande capital explorador.
Mas hipocrisia das hipocrisias é o vereador do Partido Socialista terminar a sua prosa afirmando que “O Governo está atento e promete intervir com eficácia”
Tendo em consideração que o despedimento colectivo dos 65 trabalhadores já foi concretizado é pertinente perguntar: Onde estava a atenção do Governo? E a eficácia?
Mas como diz um amigo meu: “Se hipocrisia matasse, o Governo do Partido Socialista já tinha caído por falta de hipócritas que ocupassem os cargos governamentais”!!!

Um abraço
Paulo Silva

12:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home