quinta-feira, outubro 04, 2007

A Água é de todos


A demagogia chegou a este ponto não é de admirar que numa assembleia de freguesia um deputado do PS tenha dito com tanta água na Baía o preço da água no concelho deveria baixar, só não percebi se quando a maré subia o preço da água descia e se quando a maré descia o preço da água subia.

Mas deixemos as insanidades e passemos à questão ora o senhor vereador fala que a água deveria passar do município para a Águas de Portugal presumo, tendo em conta que algumas das suas subsidiárias já foram privatizadas é bom de ver que a AdP está na calha e tendo em conta que o governo socialista ainda há pouco tempo privatizou um outro monopólio o das redes eléctricas nada garante que não o faça com as águas e depois temos ainda as declarações do ministro da tutela que quanto à água deve ser instituído o princípio do utilizador pagador ou seja todo o custo com a água deve vir reflectido na factura da mesma. O PEAASAR II que poucos devem ter conhecimento e que foi feito no essencial pelas Águas de Portugal uma das críticas que faz é que a água cobrada pelos municípios está abaixo do seu real valor de mercado, não será difícil de perceber o que isto quer dizer.

A Associação de Municípios da Região de Setúbal promoveu seminário sobre a Água no dia 1 de Outubro e aqui também podes subscrever um manifesto em defesa gestão pública municipal da Água, por isso é fundamental que as autarquias continuem a investir e, é o que vai fazer o município do Seixal em Fernão Ferro com o centro abastecedor do Casal de Sapo que irá servir os moradores de Fernão Ferro e o Parque Industrial da Aldeia de Paio Pires num investimento perto de três milhões e meio de euros, outros revelando a sua total incapacidade para gerir bens que são de todos nós, provavelmente investiriam esses valores em obras de fachada e entregariam de mão beijada aos privados um bem que é de todos.

Considero que este é um assunto que urge discutir muito e divulgar porque abrir a gestão da água a privados é o contrário do que se tem feito no resto do mundo, Zapatero aqui ao lado por exemplo está a tentar readquirir para a posse do estado o direito sobre a água, Berlim e Paris são também exemplos de sítios em que se tenta reverter a situação, mas em Portugal vamos no sentido contrário tudo porque a péssima gestão feita tem levado a que criemos empresas com valor para que de seguida as privatizemos, assim sucedeu com GALP, PT ou recentemente a REN, sem que os consumidores, que também são munícipes tenham ganho algo com isso, bem pelo contrário. Já me esquecia, houve pelo menos um consumidor e também munícipe que ganhou algo com as privatizações e negócios no sector energético o antigo ministro socialista Pina Moura e presidente da Iberdrola Portugal cargo que acumulou com o de deputado pelo PS ate há bem pouco tempo numa grande falta de vergonha e ética.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Kamarada:
O seu primeiro parágrafo está um espectáculo.Para quem se sente muito ofendido com o que lhe dizem nas respostas aos seus comentarios,não está nada mau.
Sem ofensa desculpe que lhe diga,o seu post"A água é de todos",é um chorrilho de lugares comuns,desta o senhor não sabe mesmo do que fala,nem do que se passa.
Acho que o senhor está bem é para anunciar e comentar as proezas dos futebolistas do Paio Pires FC,já agora até lhes podia dar pontuação.
Sempre levava mais um bocadinho de tempo porque deve ser um tédio ter um trabalho onde o empresário (ou será PATRÃO como voces depreciativamente gostam de chamar),nos dá aumentos todos os anos ou então se não há aumento á prémio.Dizia eu que deve ser um tédio não fazer mais nada senão escrever no blog á hora que lhe apetece.Será que o patrãozito sabe dessa sua apetencia para o "dolce fare niente".Cuidado que o aumento ou o prémio pode estar em perigo.Por isso o aconselho mantenha-se anónimo que assim é que está bem.
Ainda sobre o seu primeiro parágrafo,que presumo se tenha passado na assembleia de freguesia da Aldeia,eu vou tirar isso a limpo e depois logo lhe respondo.Até lá.

6:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manda estes chuchas levar onde gostam, mas dá gosto ver estes chuchas pides a ameaçar se não fosses anónimo já tinhas lixado e se fosse a ti tinha atenção que esses gajos estão desejosos de te lixar não dês atenção a quem não a merece.

Quem te avisa teu amigo é.

João Paulo

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens alguma razão João este senhor não merece muita consideração, mas não coloco todos os socialistas no mesmo barco e muito menos hoje, mas é engraçado verificar o aviso em jeito de ameaça do senhor Luís, cometi o erro de ter respondido à provocação do senhor vereador do PS Samuel (Luís Lopes?) de que eu seria um funcionário do município do Seixal, quando teria sido mais simples responder de outra forma tendo em conta que a provocação veio de um vereador que tem pelouros atribuídos, mas não o fiz na altura, nem o farei agora.

aldeia pp

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Luis Lopes,

A blogosfera tem destas coisas... A liberdade de expressão tambem! Opina-se, dá-se a conhecer as coisas, e quem quer ouve, lê, etc, quem não quer, passa ao lado...

Se já se dá ao trabalho de ler este blog, é pq certamente lhe suscita algum interesse, e a verdade é que como Paio Pirense, dá-me imenso prazer ver noticiadas coisas que acontecem na nossa pequena aldeia... Incluíndo tambem os futebóis!

Não sei qual é o mal de um blog q se chama aldeia de paio pires falar de uma colectividade q tem uma imensa história e que está de regresso ao activo de uma forma mais presente...

Infelizmente em Portugal, quando se fala de bola, é porque somos burros, incultos, etc, etc, mas felizmente noutros países percebe-se a utilidade do desporto, cada vez mais importante numa sociedade em que as crianças estão cada vez mais sedentárias e solitárias em frente aos computadores...

Se você tem algum peso politico, sr. Luis Lopes, deixe-se de "queixas", preocupe-se em dar o seu contributo em alterar o rumo das políticas danosas adoptadas pelo nosso governo em vez de se preocupar que pessoa A ou B escreve num blog...

2:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home