sábado, fevereiro 14, 2009

Afirmação de um projecto, afirmação de uma Região


Há poucos dias lia o Sem Mais, jornal da região de Setúbal e onde se fazia um balanço de 2008 e no que diz respeito à política este jornal distingue Alfredo Monteiro, o Presidente da Câmara Municipal do Seixal e também Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal como o responsável politico que mais se destacou no ultimo ano. Devido naturalmente ao papel importante que desempenhou na liderança da região, afirmando o projecto de desenvolvimento da Península de Setúbal, projecto fundamental para Portugal. Não tenhamos dúvidas, a implementação do plano para o desenvolvimento da Região de Setúbal poderá dar um contributo muito relevante para a recuperação económica do nosso país.

Como é óbvio o contributo individual de cada um de nós deve ser valorizado e reconhecido, o Alfredo Monteiro tem seguramente muito mérito na afirmação do projecto da região, mas não tenho dúvidas nenhumas que o Alfredo Monteiro concordará comigo que esta distinção é a distinção do projecto conjunto das autarquias da Península de Setúbal e das suas populações.

No jornal vem referido diversos momentos em que as autarquias da Região tiveram um papel crucial em algumas das decisões que marcaram a região nos últimos tempos, em alturas em que os nossos autarcas foram a voz e o rosto das populações da península de Setúbal denunciado as malfeitorias do governo em relação à região e noutras situações em que os eleitos nas autarquias estiveram com as populações nas ruas em luta por melhores condições de vida.

No artigo do jornal são referidos alguns desses momentos, a luta contra a co-incineração de Resíduos Industriais Perigosos no património único da Arrábida, o papel importante que os municípios desempenharam e têm desempenhado ajudando a colocar Alcochete na rota do novo Aeroporto Internacional, a defesa da 3ª travessia do Tejo entre Barreiro e Lisboa, a luta pelo Hospital no Concelho do Seixal, a afirmação do PEDEPS, a criação de sistema Intermunicipal de Abastecimento de Agua em Alta, desta forma os municípios da Região asseguram que a água na Península de Setúbal continuará a ser de todos. Poderia ainda facilmente acrescentar mais alguns projectos conquistados pela Região de Setúbal, mas ficarão para outra ocasião. Para consultares o artigo do Sem Mais carrega aqui.