terça-feira, julho 01, 2008

“Bilhetes” para os Jogos Olímpicos no Concelho do Seixal

Neste fim-de-semana irá decorrer no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha o campeonato de Portugal de Boccia, serão mais de 100 atletas que irão competir nos dias 4,5 e 6 de Julho no Concelho do Seixal.

Esta será a última etapa do quadro competitivo desta modalidade Paralímpica, antes de Pequim, congregando os melhores atletas do País, alguns deles medalhados nos últimos Jogos Paralímpicos de Atenas.


Os 12 atletas da selecção nacional de Boccia vão estar a competir no Seixal, mas apenas nove serão apurados para os Paralímpicos, que se realizam este ano.

Nos últimos 25 anos, os atletas portugueses de Boccia trouxeram para Portugal 99 medalhas nas diferentes competições internacionais.
O campeonato é organizado em parceria com o Núcleo Almada/Seixal da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (NAS).

O que é o Boccia

Boccia é uma modalidade praticada com bolas, inspirada num jogo praticado na antiga Grécia. Foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas, incluindo seniores. A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o Boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países. Em 1984, o Boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e desde aí vários atletas portugueses sagraram-se campeões.



Por sua vez nos dias 19 e 20 de Julho no complexo municipal Carla Sacramento irão decorrer os Campeonatos de Portugal de Atletismo esta será a última oportunidade para os atletas que ainda não conseguiram o apuramento para Pequim tentarem a sua sorte e será também uma boa ocasião para os portugueses desejarem boa sorte e verem em competição, todos os atletas que já garantiram a presença nos Jogos Olímpicos, com excepção dos atletas dos 50 quilómetros marcha e da Maratona.

A prática desportiva por parte da população do Concelho do Seixal é uma realidade, bem acima da média nacional e a realização de alguns eventos desportivos mais ou menos mediáticos em conjugação com os eventos de massas (Seixalíada, Seixalíada Escolar, Jogos Seixal, Jogárias, entre outros) que decorrem habitualmente no nosso Concelho, fazem com que o desporto no nosso Concelho seja realmente popular, o desporto para todos, isto não seria possível sem uma política desportiva por parte das autarquias do nosso Concelho e do excelente trabalho efectuado em conjunto, com o movimento associativo e as escolas, não posso deixar de referir uma vez mais que para os sucessivos governos PS/PSD a politica desportiva resume-se a fotografias com os atletas que de quando em vez se destacam, não perderia nada o governo do PS em aprender um pouco com o que se faz no Concelho do Seixal, o desenvolvimento do país agradecia, mas infelizmente parece que não estão para aí virados, basta recordar que o governo deixou de apoiar uma prova com ricas tradições no atletismo português o corta-mato, mais precisamente o corta-mato escolar.