segunda-feira, abril 30, 2007

Sucata radioactiva circula entre o Barreiro e Paio Pires


Temos acompanhado com interesse e preocupação este assunto, que fez algumas manchetes há cerca de dois meses atrás, quando o Partido Ecologista Os Verdes denunciou esta situação, mas após uma conversa com um operário da SN Longos (Aldeia de Paio Pires) resolvemos traze-lo de novo, porque segundo o que nos foi dito a situação está na mesma. Ele explicou-nos que quando são detectados materiais radioactivos, a única precaução que os trabalhadores tomam é vestir um macaco branco que ele não sabe explicar se será suficiente para protecção, depois procura a peça que acuse radioactividade e retiram-na do camião, o restante material segue o seu percurso normal, quanto ás peças detectadas ele julga que se avisa o ministério e alguém vai buscar, mas uma vez mais também não tem a certeza.

Em primeiro lugar gostaríamos de saber se o pórtico que deveria ter sido instalado no início do ano na Quimiparque já lá está? Se o nível de radioactividade pode por em causa, a saúde dos trabalhadores? Se os equipamentos que usam serão suficientes, se é que os usam, principalmente os da Quimiparque? Que consequências, pode provocar esta situação para as localidades em que circulam estes materiais? Depois de detectados os materiais radioactivos é levantado algum processo a quem transporte este material? Já existe algum processo a decorrer visto que já foram detectadas várias situações?

São muitas as questões e a única resposta que o governo socialista tem dado é que estão a ser tomadas todas as medidas, mas a verdade é que até à data a situação mantém-se inalterada, pois ainda não foi instalado nenhum pórtico na Quimiparque, o único existente continua a ser o da SN Longos e a saúde dos trabalhadores continua em risco, assim como a segurança das populações.