quinta-feira, abril 12, 2007

Concentração Pública no dia 15 de Abril (Domingo), às 14.30h, na Baía do Seixal



Declaração Pública


A Plataforma “Juntos pelo Hospital no Concelho do Seixal” reunida a 2 de Abril, no Auditório Municipal do Seixal, em sessão plenária para analisar a situação da saúde e em particular do processo de construção do Hospital no Seixal, recorda:
· O Cordão Humano realizado em 25 de Março de 2006 e as milhares de mensagens pela construção de uma unidade hospitalar no concelho do Seixal, no âmbito da discussão pública do Estudo de Avaliação de Prioridades de Investimento na 2ª vaga do programa de parcerias para o sector hospitalar, que resultaram na decisão do Governo de construção do Hospital no Seixal.
· No seguimento da decisão governamental, um segundo despacho ministerial determinou a constituição do Grupo de Trabalho para apresentar uma proposta de tipologia do Hospital no Seixal, cujo prazo de concretização da proposta terminou no final do mês de Novembro de 2006.

Neste sentido, conjugando com o momento de passagem de um ano sobre a decisão de construção da unidade hospitalar, após o expressivo Cordão Humano na Baía do Seixal que mobilizou mais de dez mil pessoas, a Plataforma “Juntos pelo Hospital no Concelho do Seixal” analisou o desenvolvimento do processo, tendo decidido:
1 – Solicitar ao Sr. Ministro da Saúde a apresentação a muito curto prazo das conclusões, por parte do Governo, quanto à tipologia de unidade hospitalar a construir no concelho do Seixal;
2 – Exigir a definição clara de um programa e cronograma para a construção do Hospital Público no Seixal, a sua inscrição no PIDDAC do Orçamento de Estado, para 2008, através de um programa de investimento com carácter plurianual.

Assim sendo, a Plataforma “Juntos pelo Hospital no Concelho do Seixal” acordou realizar uma Concentração Pública no dia 15 de Abril (Domingo), às 14.30h, na Baía do Seixal, junto à fábrica de Lanifícios da Arrentela, apelando à participação das populações de Almada, Seixal e Sesimbra.

A Plataforma encarrega a mesa de diligenciar junto do Sr. Ministro da Saúde no sentido de ser fornecida uma informação aos cidadãos sobre o desenvolvimento do processo, a informar na Concentração Pública de 15 de Abril.

2 de Abril de 2007