terça-feira, outubro 17, 2006

Hipocrisia do PS e do BE

Interrupção voluntária da gravidez, tem sido muita a hipocrisia em volta de este assunto, começou com a falta de coragem dos vários governos para mudar a lei, principalmente ao do muito católico António Guterres. Para fugir a tal responsabilidade criou o artefacto referendo e pouco se empenhou ele e o seu partido o PS na campanha pelo Sim, com o triste resultado que se conheceu com uma participação que não vinculava o referendo, mas sem coragem para alterar a lei. Depois era ver os senhores e as senhoras hipócritas ditas de esquerda do PS contra a criminalização das mulheres que recorriam à Interrupção voluntária da gravidez, o PSD cai do governo e o PS tem a oportunidade de apresentar a despenalização como programa de governo, mas mais uma vez falta coragem e apresenta novamente o referendo e por incrível que pareça ou talvez não quem os acompanha nesta treta é o BE, as mulheres que entretanto continuaram a sofrer que se fodam, porque a agenda do PS e do BE é mais importante, porque em situações em que nada mais têm a dizer lá vem à baila a causa de esquerda que os une o referendo. O PS sempre que o governo tem passado por maus bocados lá vem com o referendo, o BE prefere esta situação de referendo porque dá tempo de antena e a mediatização que para eles escasseia cada vez mais e todas as oportunidades são poucas, se estes 2 partidos tivessem assumido que a despenalização da Interrupção voluntária da gravidez seria uma realidade, teriam poupado e muito, o sofrimento de milhares de mulheres. Entre umas horas no plenário da Assembleia da Republica a fazer leis para as quais foram eleitos e muitos dias de televisão e páginas de jornais tanto Sócrates, como Louçã, preferem a segunda opção.


O PS não tinha no seu programa eleitoral a subida de impostos, a criação de novas taxas moderadoras, o aumento do desemprego, a diminuição das reformas, por isso também podia ter usado a sua maioria para despenalizar a Interrupção voluntária da gravidez, não fez porque não quis.

O único partido que manteve um posição coerente e de rápida resolução deste problema apresentando diversos projectos de lei foi o PCP, que não tenho duvidas nenhumas que estará na 1ª linha pela vitoria do sim, como sempre esteve do lado das mulheres que foram perseguidas e julgadas por esta situação, enquanto o PS e o BE têm contribuído para agravar e adiar este grave problema.