segunda-feira, outubro 09, 2006

Estádios Antigos


Esta notícia das velhas glorias, levou a este post algo nostálgico em que vou recordar alguns dos campos improvisados da nossa Aldeia, que eram verdadeiros estádios em que cada um de nós pelo menos por algumas horas era um verdadeiro jogador de futebol, as camisolas de clube eram raras mas a cor era suficiente para identificar e mesmo o mais cepo assumia a identidade de um “craque” nem que fosse um jogador do Paio Pires.

Campo do vizinho – ao lado do Parque de Jogos do Vale da Abelha ai se encontravam dois campos um maior onde jogavam os mais velhos e logo ao lado um mais pequeno onde jogavam os putos, esta situação durou muitos anos, depois a construção de infra-estruturas de saneamento levou a destruição dos dois, mas a vontade de alguns levou a que se fizesse um novo com grandes jogos de futebol entre varias gerações de paio pirenses, mas acabou por se degradar e mais tarde o local onde se encontrava foi urbanizado.

O campo da rua Ferreira de Castro – pertence agora aos transportes gama ai se assistiram a grande duelos com os gatos do Egas Moniz, o largo da mesma rua também conheceu grandes tardes de futebol.

O campo da Courela – perto da escola primária sabia sempre bem ir lá ganhar.

O campo do circuito de manutenção – ai normalmente jogávamos contra a malta das Farinheiras.

O campo do Casal de Santo António – este ainda existe, pelo menos o seu espaço está lá não sei é se terá balizas, grandes encontros o pessoal da Seixeira, com os locais.

O campo da Mani – também ainda existe, perto do Casal do Marco, mas o pessoal agora é todo profissional desde as escolas, aos veteranos e ninguém gosta de jogar em pisos irregulares e com alguma areia solta.

Alto dos Bonecos – onde está o novo depósito de água, muitos conheceram o desporto de competição por estes lados, vocês sabem do que eu estou a falar.

O campo do Nova Lisboa – no espaço que havia em frente ao café ainda se fez algumas partidas de futebol.

O das Quintas – este fica na azinhaga que vai das Farinheiras para a Torre da Marinha, penso que ainda existe e é utilizado. Tal como o do Casal quando se ia lá jogar era como jogar para as competições europeias pois tinha que existir sempre 2 jogos, casa e fora.

A Azinhaga do Poço também teve o seu campo de futebol, mas mais emblemático que o seu campo de futebol foi provavelmente o 1º playground do concelho em que não raras vezes tínhamos que ir buscar a bola ao meio das vacas.

O ringue do Paio Pires entra aqui porque assumiu uma grande importância na formação de craques e o torneio inter-ruas que existia revelou mais valores para o futebol, que as escolas de futebol de Benfica Porto e Sporting juntos, era um ano inteiro a treinar para o torneio, dai a importância de cada rua ou zona ter o seu campo, o ringue do Paio Pires para nós nunca teve fechado, nunca existiu muro que não conseguíssemos saltar.

Estes são alguns que me lembro seriam bem mais as pedras ou as malas que serviam de baliza no meio da estrada, passeio ou qualquer outro sitio não conta.