quarta-feira, julho 04, 2007

Alivia a tua consciência no Live Earth


Acho alguma piada a estas fantochadas tipo Live Earth Lisboa que servem para aliviarmos as nossas consciências e deixarmos tudo exactamente como está, mas pronto acaba por ser um momento bem passado e que em Portugal é patrocinado pela Optimus estou curioso em saber se a empresa após este concerto irá fazer campanhas para que as pessoas não troquem de telemóveis de 6 em 6 meses, ou apelar aos seus clientes para que estes moderem os seus consumos, só efectuem chamadas quando estas são realmente necessárias, não tenham o seu telemóvel sempre disponível e outras medidas do género.

Estando longe de ser um entendido na matéria aquilo que me parece é que as alterações climáticas são uma realidade, embora haja quem divirja desta opinião ou que não divergindo está contra o aproveitamento que alguns querem fazer da situação, pois não é com homens providencias como Al Gore que quando tiveram responsabilidades governativas nada fizeram e agora anda de cidade em cidade pelo mundo aumentando a sua conta bancária, em conferencias que não servem para nada a não ser para aliviar mais meia dúzia de consciências. Receitas milagrosas não existem e mesmo algumas que se apresentam como milagrosas, como o etanol e os biocombustíveis levantam-me grandes reservas e sobre esta matéria aconselho a leitura de algumas das reflexões de Fidel se conseguirem deixar de lado preconceitos ideológicos, de uma coisa eu tenho a certeza a sociedade de consumo capitalista em que vivemos não é sustentável e enquanto não alteramos o modelo económico em que vivemos baseado no consumo desregrado acho que não existe solução possível, mas por enquanto vai-se dando música para aliviar.