quarta-feira, junho 20, 2007

Mais pobres pagam cada vez mais pelo sistema de saúde

Esta é uma notícia que sai hoje no JN e que desmente aquilo que o governo do partido socialista sempre afirmou, do mesmo JN deixo-vos na íntegra aquilo que Manuel António Pina escreveu:

A machadada final:

Depois dos fechos de urgências, maternidades e SAP, da redução das comparticipações nos medicamentos, a machadada final no Serviço Nacional de Saúde vem aí. O ministro Correia de Campos já tem o machado levantado, mas, pelos vistos, esconde-o atrás das costas. Trata-se de um relatório sobre a sustentabilidade do SNS que o ministro diz que não existe. Ora o relatório que não existe foi ontem divulgado na íntegra pela TVI. Aí se conclui que o que a Constituição prescreve sobre o direito à saúde dos portugueses é, à semelhança de outros direitos sociais, letra morta para o actual PS. Várias especialidades já "desapareceram" (por falta de investimento em meios humanos e equipamentos) do SNS e foram sendo silenciosamente privatizados 92% dos utentes do SNS (em geral os portugueses mais pobres) que precisam de dentista já não o encontram no SNS e têm que recorrer a privados; e do mesmo modo 67% em Oftalmologia e Ginecologia, 54% em Cardiologia, 45,5% em Ortopedia. Mais: prevê-se o fim da ADSE e mais subsistemas de saúde, o fim das isenções de taxas moderadoras, o fim do desconto das despesas de saúde no IRS, e por aí adiante. Não deixa de ser irónico que seja um Governo do PS o cangalheiro do SNS. Que pensarão disso António Arnaut e o PS socialista?

1 Comments:

Blogger Ponto Verde said...

Com a apresentação do Plano de pormenor da Torre da Marinha poderemos... inferir que (pelos parâmetros do PCP) afinal é legitimo pôr um véu de corrupção sobre a CDU no Seixal ?

Aguardo a apresentação hoje do plano para na minha consciência arrumar ideias (?) !

www-a-sul.blogspot.com

12:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home