terça-feira, abril 17, 2007

Lusosider, SN Seixal, PS e JS = Repressão

Para a JS quem não concorda com o partido no poder não tem o direito de negociar acordos de concertação social.

“porque englobar a CGTP em tentativas de acordo de concertação social, se estando ás ordens de um partido que não é poder, e querendo ser poder (ou querendo crescer), terá interesse em passar a imagem de que o governo está sempre a fazer um mau trabalho?”

Estes jotas já aprenderam bem a lição na ânsia de subir rapidamente o melhor é começar logo a atacar os trabalhadores, estes jotas deviam era estar preocupados com a perseguição que os representantes dos trabalhadores têm sido alvo e em empresas junto de nós, por exemplo na Lusosider e na SN Seixal, nesta ultima os trabalhadores que não aceitaram o novo AE estão sem aumentos desde 2004, da realidade da empresa nada sabem e nem o mapa de ferias lhes é facultado, da administração até vem a proibição de dar comer aos patos que têm aparecido junto da lagoa.

Na Lusosider depois de no ano passado terem posto um processo ao delegado sindical (um grande abraço para ele) da CGTP no seu dia de anos, despedirem-no no dia 25 de Abril de 2006(o caso ainda está em tribunal) e impediram que o representante dos trabalhadores entrasse nas instalações com a colaboração da GNR, a administração julgava que tinha aniquilado a contestação dos trabalhadores, mas ficam também desde já a saber os jotas do PS que por muita repressão que exista há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não e é o que tem acontecido na Lusosider depois de uma fase de grande repressão os trabalhadores estão novamente a organizar-se em volta de um sindicato que verdadeiramente os defende a CGTP e que não finja que os defende como a amarela UGT, mas essa reorganização dos trabalhadores afectos à CGTP já está a ter consequências e administração tem tentado que um deles saia da empresa, pressionando o delegado sindical da CGTP para que aceite a rescisão do contrato, mas este mantendo-se firme nas suas convicções já disse que não aceitava.

Dizia eu que os trabalhadores estão-se a reorganizar e formaram uma nova comissão sindical com cinco elementos em que algumas das suas reivindicações são a não comparência a reuniões impostas pela administração fora do horário de trabalho e não aceitarem o não pagamento de horas extraordinárias, como consequência destas justas reivindicações a administração da Lusosider aumentou a repressão sobre os trabalhadores e para que os jotas do PS percebam que estes trabalhadores sindicalizados na CGTP não são uns malandros que querem o insucesso da empresa, eles são trabalhadores altamente produtivos que fizeram parte de uma equipa que bateu recordes de produtividade na Lusosider, só que alem de serem trabalhadores produtivos, são também conscientes, sabem que a sua grande produtividade e a mais valia do seu trabalho não esta a ser reconhecida pela administração. O reconhecimento que a administração demonstrou foi impedir que o representante do sindicato dos metalúrgicos entrasse nas instalações da empresa, só que desta vez a GNR não colaborou e fez o que a lei lhe exige, obrigar a administração a aceitar a presença do representante do sindicato, mas não ficou por aqui a administração da Lusosider, para tentar eliminar a resistência dos trabalhadores organizados na comissão sindical retirou para já três deles da produção, enviou um para o parque de sucatas, outro para o parque de bobines e outro para a estação de tratamento, ainda faltam dois que para já a empresa não conseguiu substituir, estas substituições de trabalhadores especializados por outros que não têm as devidas competências pode por em risco a segurança no trabalho mas isso é o que menos interessa aos patrões, eles, a JS e o governo do PS pretendem é trabalhadores que não reivindiquem e que aceitem todos os acordos resultantes de pseudo concertações que somente retiram direitos aos trabalhadores, por isso o ataque que têm feito à CGTP tentando criar conflitos e divisões no sindicato que verdadeiramente defende os direitos dos trabalhadores.

O que se passa nestas empresas é uma consequência das políticas neoliberais levadas a cabo pelos governos do PSD e PS, mas que se intensificam sempre que os socialistas sobem ao governo porque com uma mascara de esquerda e com a UGT no bolso, vão retirando constantemente direitos aos trabalhadores e lixando a vida dos portugueses, mais uma pequena nota se a flexigurança já fosse uma realidade como pretende o partido socialista já a administração da Lusosider teria resolvido o seu problema e teria despedido os trabalhadores que têm reivindicado justamente.

A Luta Continua

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pensar que o governo influi directamente, na tentativas de pressão da empresa Lusosider para os seus trabalhadores... é no minimo um pouco absurdo não?
Divulgue-se!

Insinuar que o PS e a JS apoiam estas medidas de pressão... é além de falta de memória, uma injustiça e um contracenso...não?
Onde está a base desta acusação?

Associar um partido politico qualquer a uma empresa privada, com a qual não tem relações; e tentar ligá los num atentado a direitos fundamentais... é meramente uma tentativa vergonhosa de aproveitamento politico, ás custas dos direitos dos trabalhadores!
O PS ou a JS tomaram já posição sobre este assunto?
Foi lhes feita alguma exposição?


No entanto, este texto passa completamente ao lado da questão das interferencias:
http://jn.sapo.pt/2007/03/21/primeiro_plano/pcp_pressiona_cgtp_para_greve_geral.html

Isto não é verdade...?
E isto:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=268592

E claro... para acabar, o resultado:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1291479&idCanal=64


Tudo, claro, meras coincidencias.

2:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não

Não

Só as mais recentes, eternização do trabalho temporário, o fim do contrato colectivo de trabalho e a pretensão da liberalização dos despedimentos com a flexisegurança assim irá poupar “trabalho” às empresas privadas e públicas podendo despedir os problemáticos sindicalistas da CGTP a soldo desse terrível Partido Comunista Português onde se come criancinhas ao pequeno-almoço e se mata velhinhos as jantar.

Não, isto não se passa cá é tudo terríveis invenções de sindicalistas que não sendo poder, querem ser poder, por isso não merecem sequer esse trabalho.

Ainda não fizeram uma exposição, mas estão a pensar em fazer uma homenagem ao PS, JS e à UGT.

Não

Coincidências, também não acredito muito e já tinha falado nelas aqui:
http://aldeia-paiopires.blogspot.com/2007/03/cgtp-unidade-sindical.html

aldeia-pp

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os chuchas é que deram cabo disto amigo

7:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As pressões que os trabalhadores terão sofrido na Lusosider são condenáveis... Aliás, são crime!
E não acredito que qualquer força politica as apoie.

No entanto,é tipicamente comunista esta reacção de que o bicho papão é do partido da rosa.
É completamente ridiculo ligar estas pressões de uma empresa privada,ou a um partido.
Aliás é pura má-fé, comprovada com o facto de ninguem se ter lembrado de recorrer ao partido do governo para denunciar isto. Prefere se ligar pó Gerónimo para fazer barulho, do que tentar resolver o problema... tipico....
(dp queixam se da malta reparar)


E (digo eu) talvez seja dar tiros nos pés, criticar outras centrais sindicais, que estou certo, neste caso concreto seriam solidárias com os trabalhadores em causa!
Mas alguém coloca em dúvida que as empresas teem de respeitar os trabalhadores?!?

Mas também é curiosa a posição: a UGT também é uma central sindical de trabalhadores.
Agora por ser menos conotada com o PCP, passa a ser desses lugares onde "se come criancinhas ao pequeno-almoço e se mata velhinhos as jantar"? Mas esses não são trabalhadores também?
Muito coerente......




Qt ás posições do PS ou da JS... são deles,que as defendam.
No entanto, para quem, não faz de carneirinho que tem de seguir um (ou um comité central) de iluminados, é usual a discussão e divergencia de opiniões sobre muitas matérias nos partidos.
Aliás, só no PCP é que as pessoas são expulsas por pensarem diferente dos tais iluminados.

5:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ui.... embrulha!

6:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como sempre qualquer discussão acaba sempre da mesma forma os comunistas são carneirinhos sem capacidade para articular 2 ideias e como tal quem não concorda com as ordens superiores é expulso, por isso até receber novas ordens do comité central não faço mais comentários, pois posso dizer algo que não possa e sou expulso pelos terríveis monstros iluminados do partido, por outro lado se isso acontecer passo a ser mais um comunista bom que pensa pela sua cabeça assim como a Zita, o Pina Moura ou o Vital Moreira.

Já agora e não é que tenha muita importância, mas para a próxima demora um pouco mais depois de escrever o 1º comentário, dá um pouco menos nas vistas e só mais uma coisa, o Nuno que me desculpe mas chateia antes a cabeça a ele que eu não tenho muita paciência para te aturar.

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto quer é uma revolução que devolva o poder ao povo.

ela será dificil mas será nosso.

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nossa, assim está correcto, é a emoção da vitória.

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mêêêêêêêê

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home