quinta-feira, novembro 09, 2006

ONU pede fim do bloqueio


VITÓRIA ESMAGADORA DE CUBA
Por esmagadora maioria a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, dia 8 de Novembro, uma resolução que condena o bloqueio comercial mantido pelos Estados Unidos contra Cuba desde há 48 anos. Trata-se do 15º ano consecutivo em que a Assembleia Geral condena esta agressão contra o povo cubano.
Desta vez, Cuba obteve o apoio de 183 países (um mais do que em 2005). De um total de 192, só quatro votaram contra: os Estados Unidos, Israel, Palau e as Ilhas Marshall. Registou-se uma abstenção: a Micronésia.
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, apresentou à Assembleia o projecto de resolução "Necessidade de por fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba". No seu discurso denunciou "A guerra económica desencadeada pelos EUA contra Cuba, a mais prolongada e cruel que já existiu, qualifica-se como um acto de genocídio e constitui uma violação flagrante do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas" e pormenorizou as medidas recentes incorporadas à longa lista de sanções e pressões dos EUA.

3 Comments:

Blogger nunocavaco said...

Faz lembrar a máxima quem não está connosco está contra nós. A alternativa a este sistema existe e pode renascer ali. Gostava de ver Cuba sem o bloqueia, mas mais do que eu, o seu povo iria gostar sem dúvida.

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eles sabem que o bloqueio trava o crescimento de Cuba e por isso o mantêm, o medo que têm da alternativa cubana levam a que este criminoso bloqueio se mantenha ano após ano e já lá vâo quase 50 anos.

Cuba Vencerá

7:18 da tarde  
Blogger Groucho KCarão said...

Mantêm o bloqei pra dispois podêri dizeh qi o sistema socialista cubano não seh eficiente, gerano miséria, além di restringih a liberdade. Quando, na verdade, os Estados Unidos é qi dão lição di restrição da liberdade, devido às retaliação à sua interferência na vida di mei mundo; e Cuba, apesah d'eu nunca teh le visitado, dá muita mostra di vitalidade por alcançah boa posição nas competição esportiva, teno inté vencido o Pan-Americano di Havana - mermo teno população bem menoh qi a maioria dos competidoh - além di ajudah na formação di muitos esportista pobe di vários otros país (inclusive meu Brasil), cuma em otras ária além do esporte. Viva Cuba e o pudeh populah. Morte ao capitalismo. [Descupa, maz escrevi em linguage populah brasilêra. Espero qi possa seh compriendido.]Axé.

1:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home