Aldeia de Paio Pires

quinta-feira, setembro 17, 2009

2840 não se conforma

A nossa Aldeia de Paio Pires é parte integrante e fundamental do Concelho Seixal.

Esta é sem qualquer tipo de duvida uma canção marcante e nada melhor que um dos seus protagonistas para a descrever:

"A 'Canção do Seixal', é um convite para uma viagem à génese da nossa Portugalidade, sua diáspora e miscigenação. Os êxodos e caminhadas em direcção a uma terra prometida, o 'Seixal' imaginário de um sonho colectivo.Ter na bagagem a lembrança e consciência da nossa herança multi-étnica e pluricultural, que é riquíssima, fez com que me parecesse ser natural cruzar nesta canção paisagens musicais tais como; a solidão de uma flauta lá ao sul de tudo, recordando contos mouros, com um berimbau brasileiro oriundo de um ritual nativo. A gaita-de-foles transmontana das lendas celtas, com chulas e bombos ancestrais. O murmúrio de um canto colectivo da planície alentejana, com vozes femininas de um folclore minhoto. Os ritmos africanos entrelaçados com adufes e fandango. O baile mandado com o hip-hop. A guitarra de fado com os ornamentos de cordas árabes. O cigano e o judeu, o celta e o árabe. Enfim?um pouco de todos nós!E tudo isto com sabor português, nosso?Naturalmente que vivemos em 2009 e há que contemporizar um som, uma forma. Daí que se recorreu também a recursos electrónicos, para que o processo de comunicação seja correcto e autentico, o do nosso tempo."O Seixal somos nós, o Seixal sou eu" é talvez apanágio de pensar localmente mas agir globalmente."

Rui Filipe

sexta-feira, setembro 11, 2009

Festa do Avante - Atalaia Amora Seixal

NOTA DE IMPRENSA


Tendo tomado conhecimento de uma nota de imprensa do Partido Socialista sobre o valor patrimonial da Quinta da Atalaia, na qual o candidato do Partido Socialista a Presidente da Câmara do Seixal afirma estar indignado por a Câmara do Seixal não actualizar o valor matricial da referida Quinta o que beneficiaria o PCP no pagamento de IMI e prejudicaria o Município do Seixal, a Comissão Concelhia do Seixal do PCP, vem prestar os seguintes esclarecimentos:

1- Nos termos do disposto no Código do IMI a actualização dos valores patrimoniais dos prédios rústicos é efectuado pelo Serviço de Finanças, pelo que a Câmara Municipal do Seixal não tem qualquer responsabilidade na fixação do valor patrimonial da Quinta da Atalaia.

2- Acresce que o valor patrimonial da Quinta da Atalaia não tem qualquer repercussão no valor do IMI a pagar pelo PCP, porquanto os Partidos Políticos, nos termos do disposto na alínea d) do n.º 1 do artigo 10.º da Lei 19/2003 de 20/6, estão isentos do pagamento do IMI.

3- Quanto ao afirmado pelo candidato do Partido Socialista, as mesmas apenas demonstram que – para além de não conhecer o concelho do Seixal e não ter propostas para o mesmo – Samuel Cruz, apesar de afirmar no seu currículo ser licenciado em direito, nada sabe sobre Leis, e que quem não sabe do seu oficio, nunca saberá gerir uma Câmara Municipal.

4- O PCP e a CDU ao contrário dos seus adversários políticos continuarão a fazer a sua campanha eleitoral junto da população, esclarecendo e apresentando propostas para uma vida melhor no Concelho do Seixal e no país. Compreendemos que PS/PSD não tendo propostas para o concelho do Seixal e para Portugal e sendo os principais responsáveis pela difícil situação que em que se encontra o povo português tenham necessidade de fazer campanha assente em mentiras e criando factos políticos que em nada contribuem para a melhoria das condições de vida das populações.

Seixal, 10 de Setembro de 2009
Comissão Concelhia do Seixal do PCP

Agradecemos o envio da nota de imprensa e achamos curioso que nenhum orgão de comunicação social tenha publicado, mas ajuda a perceber bem que a imprensa em Portugal é condicionada.