Aldeia de Paio Pires

quinta-feira, novembro 30, 2006

XVIII Concertos de Natal


Os concertos de Natal têm grande tradição no nosso Concelho, este ano incluem quatros espectáculos de um grande músico, de um grande escritor, de um grande português, o Graça, na Aldeia de Paio Pires um desses espéctculos tem lugar no Cinema S. Vicente dia 2 de Dezembro pelas 17:00.

O programa pode encontra-lo por aqui.

Associativismo

Dizia um amigo meu hoje com toda a naturalidade “vou ver o Seixal com o Sesimbra no domingo”, aquilo que ele disse com naturalidade e sem qualquer tipo de provocação, deixou-me algo aborrecido e embora compreendendo a decisão da Direcção do Aldeia de terminar com o futebol sénior, não sei como nós paiopirenses deixámos o clube chegar a esta posição, porque independentemente das pessoas que por lá passaram os grandes responsáveis fomos todos nós, uns por má gestão, outros por incapacidade, mas a grande maioria por falta de comparência e hoje todos lamentamos o fim do futebol sénior o que num clube como o Paio Pires seria impensável à meia dúzia de anos atrás, por isso mais uma vez digo que é necessário arranjarmos forma de ultrapassar as dificuldades que infelizmente aumentaram com o mau tempo que provocou prejuízos avultados no campo do Aldeia e colocarmos o Paio Pires Futebol Clube no lugar que merece, numa freguesia que está em crescimento temos que saber aproveitar este momento e tentar fazer com que o Paio Pires cresça também.

Ainda me lembro de uns autocolantes bem antigos que diziam”ajuda o Paio Pires a crescer” e se esse lema era importante ontem, é fundamental hoje.

Esta parte final serve para o Paio Pires, mas serve também para as restantes colectividades da nossa Aldeia, como o Clube Desportivo e Cultural do Casal do Marco, Sociedade Musical 5 de Outubro, C.P. Siderurgia Nacional, C. Ciclismo da Aldeia de Paio Pires, o Grupo de Futsal dos Amigos da Encosta do Sol que sendo recente tem tido uma dinâmica bem interessante, as Estrelinhas do Sul, os Abençoados, Lírio Roxo e se me esqueci de alguém as minha desculpas, mas faço votos que todos estes e eventualmente algum que me tenha esquecido que aproveitem este crescimento da nossa Aldeia, se afirmem e ajudem a desenvolver a nossa Freguesia.

Fazem bem mais

«Fazemos com um tostão o que muitos não fazem com um milhão»

Este título peca por não corresponder totalmente à verdade porque as freguesias fazem muito pelo nosso concelho e pelos seus fregueses. Com recursos muito escassos o valor atribuído pelo governo é vergonhoso não dá sequer para manter as freguesias em funcionamento, só o valor atribuído pelo município mantém as freguesias com uma actividade assinalável, mas mesmo esse na minha opinião poderia ser reforçado porque quem está mais próximo consegue resolver mais facilmente os problemas da população, mas infelizmente temos um desgoverno que se diz socialista que tem reduzido as verbas e aumentando as competências para o poder local, concentrando os recursos financeiros para si esbanjando em estudos da Ota e outros similares, o que não tem possibilitado aos municípios canalizar mais verbas e recursos para as freguesias.

Sem descentralização do poder não existe desenvolvimento, porque estará sempre refém dos compromissos e interesses de quem decide em Lisboa.

A estupidez avança

A Secil avança, esta tarde, com os testes de co-incineração de resíduos perigosos na cimenteira do Outão, dois dias depois de ser conhecida a decisão do Tribunal de Almada, que levantou as providências cautelares interpostas pelas câmaras de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

quarta-feira, novembro 29, 2006

A Europa a bater no fundo

Nos últimos tempos a Europa tem vindo a cair mas sempre pensámos que não desceria tão baixo.

Grupo Banza/Brigada Vitor Jara

Ainda ontem falávamos por aqui dos Banza e mesmo ontem contaram-nos uma história sobre a formação do grupo, que ainda carece de confirmação que tentaremos obter junto do nosso barbeiro Joaquim Banza, que alem de ser barbeiro é ainda um artista e mestre de créditos firmados, como podem ver por aqui.

Aqui vai a historia, em 79 ou 80 a Brigada Vítor Jara veio dar um concerto à nossa Aldeia, depois de mais um extraordinário concerto/comício da Brigada, houve um convívio na cave da Sociedade Musical 5 de Outubro, nesse convívio dois dos membros da Brigada reparam no talento que exibiam alguns dos presentes para a musica e desafiaram-nos a formar um grupo, esses elementos aceitaram o desafio e formaram os Banza.

Não sabemos se foi desta forma tão simples, mas como achámos um história engraçada e bonita para começar um grupo que já leva tantos anos de estrada, achamos por bem publica-la, mas fica o compromisso que iremos apurar toda a história da formação do Grupo Banza.

terça-feira, novembro 28, 2006

Grupo Banza

O Grupo Banza foi formado em 1981, fazendo parte do património cultural da Aldeia de Paio Pires e do Concelho do Seixal, a divulgação da música tradicional Portuguesa, com especial relevância para a alentejana, pois grande parte dos seus elementos tem aí as suas origens a exemplo de grande parte dos habitantes da nossa Freguesia e do nosso Concelho.

Os Banza têm um site onde aqueles que não os conhecem (devem ser poucos), poderão ficar com uma ideia do seu notável trabalho em prol da música tradicional Portuguesa, que juntamente com as anedotas do Farinha tornam os seus espectáculos únicos.

Seixalmoda


Abriram as inscrições para o Seixalmoda.
O Seixalmoda é uma iniciativa conjunta do município do Seixal, e da Associação N.estilos e que conta com a colaboração das Associações de Estudantes do concelho do Seixal, costuma ter como grande palco o Pavilhão da Siderurgia Nacional na Aldeia de Paio Pires~.

Surpreendido

Tendo em conta a propaganda que o governo tem feito contra os funcionários públicos e tendo a comunicação social a seu lado, confesso que fiquei agradavelmente surpreendido que a maioria dos portugueses não se tenha deixado intoxicar e compreenda a luta dos funcionários públicos que é uma a luta a favor de todos nós, até aqui pelo Concelho do Seixal tivemos um vereador de um partido que se diz de esquerda que tentou ir na onda do populismo fácil e criticou a greve da função publica, para a próxima provavelmente tentará distribuir propaganda com os trabalhadores, porque com políticos sem convicções normalmente é o que sucede, vão tomando posições de acordo com estudos de opiniões.

Governo quer adoptar modelo que facilita despedimentos

Onde é que está a novidade, tem sido sempre assim nos governos dos partidos gémeos PS/PSD.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Mau tempo



O mau tempo infelizmente também causou estragos pela nossa Aldeia e o Paio Pires Futebol Clube foi um dos prejudicados, o muro por detrás da baliza junto ao Bar cedeu em grande parte e o restante está em perigo de derrocada, um eucalipto de grande porte também acabou por cair e felizmente que tombou para o lado da fossa, se fosse para o lado contrario hoje já não existiam balneários e nem queremos pensar no que seria se fosse em período de treinos ou jogos.

A direcção do Paio Pires a tentar resolver os seus problemas finaceiros e logo surgem novos e graves problemas, o que se pede é um pouco mais de força de vontade a eles e a todos os sócios e simpatizantes do Aldeia para ajudar a ultrapassar mais esta fase complicada da vida do nosso clube.

foto

Equador

Os primeiros resultados eleitorais no Equador apontam para uma vitória eleitoral do candidato da esquerda Rafael Correa, esperamos que seja mais um passo para uma América Latina desenvolvida e progressista.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Corta-Mato Cidade de Amora – Cross Internacional


No Domingo decide-se a Selecção Nacional de Corta-Mato no sempre espectacular Cross de Amora para mais informação pode passar por aqui.

LUTA

Cinema S. Vicente

Hoje:
Idiotas R’Us (estreia)
Projecto Ficções (Seixal)
Dia 24 de Novembro, sexta-feira, 21.45 horas
Cinema S. Vicente, Aldeia de Paio Pires
Os intérpretes desta comédia são Paula Perdigão, Alexandra Viegas, Andreia Gonzaga, Filipe Correia, João Pires e Marta Prieto; o som é da responsabilidade de Filipe Correia e Tó Silva, luz de Tiago Palma, e fotografia de Pedro Santos. A autoria e os actos são de Paula Perdigão, Cláudio Almeida e João Pires.
Idiotas: eles estão em todo o lado, nas Finanças, no Café e... nos bancos de jardim. Já se irritaram com empregados de mesa a serem engraçadinhos? Com jornalistas que fazem perguntas óbvias ou idiotas? Com pessoas que sabem de tudo e melhor do que todos? Pessoas que discutem medicina com um médico de clínica geral, mesmo não tendo formação nenhuma? Pessoas moralistas que vão abortar a Espanha? Este é o mundo de Idiotas R’Us.

Amanhã:
Cinema S. Vicente
25 de Novembro de 2006, Sábado, às 21:30 horas
Apresentação e divulgação de fadistas amadores: Ângela Maria, António Teixeira, Catarina Rosa, Clara Calvário, Joaquina Sales, Nélia Romão e Sílvio Pleno
Músicos: João Chitas (guitarra portuguesa) e Carlos Fonseca (viola de fado)
Preço Funcionários das Autarquias do Seixal: 1.5 EURO(s)
Jovens até 25 anos: 1.5 EURO(s)
Público em geral: 3 EURO(s)
Reformados: 1.5 EURO(s)
Contactos Reservas: 210976103 (Telefone)

quinta-feira, novembro 23, 2006

Jovens em protesto


Quando lia um dos órgãos de propaganda (DN) do governo de Sócrates, referia o jornalista que os jovens estudantes ontem em protesto, protestaram contra quase tudo e que em Setúbal até protestaram contra a co-incineração, pela maneira que o jornalista escreveu fiquei a saber que os jovens estudantes de Setúbal e quando estavam em frente do Governo Civil de Setúbal podiam protestar sobre a educação de preferência só sobre um coisa ou outra porque se forem muitos os motivos, o protesto passa a ser sobre quase tudo o que na lógica deste jornalista é um protesto para nada e se depois ainda têm a audácia de se manifestar contra algo que acham que vai ser nocivo para eles e para o seu futuro como é o caso da co-incineração, ai estes jovens já estão a passar das marcas e deviam levar uns açoites e ficar de castigo virados para a parede.

Se alunos, professores e o pessoal auxiliar estão descontentes é porque algo vai mal nesta politica de ensino, mas sobre isso não li nada e provavelmente nem vou ler, mas certamente irei ler uma das 1001 opiniões, que os opinadores de serviço do governo socialista, irão escrever a bajular a ministra e a sua politica de educação.

A vergonha continua

Quem lê o título desta notícia e não lê o restante, fica a saber que provavelmente houve um jovem que pode ter mentido segundo a sua mãe adoptiva, mas depois vamos lendo a restante noticia e ficamos a saber que a senhora foi funcionária da RTP mas não conhecia o Carlos Cruz, parece que na RTP ninguém se conhece, depois a senhora diz que quando conversou com o jovem já não tinha nenhuma ligação familiar, mas logo seguir e bem orquestrada pelo seu advogado refere que o filho lhe disse que tinha sido pago, o filho que já não era filho passou novamente a ser.

Quase no fim da notícia ficamos a saber que Sá Fernandes era o advogado da TVI, no início do escândalo, enquanto o Bibi era o único responsável as crianças falavam a verdade a partir do momento em que os poderosos apareceram envolvidos passaram a ser mentirosos.

É preciso grande força de vontade para lutar contra esta gente que tem dinheiro, poder e move grandes influências, quando do lado contrário estão vitimas humildes que só podem contar com a grande solidariedade e força de vontade daqueles que estão do seu lado.

Dom Alegre


Diz D. Manuel Alegre "erguer Portugal acima dos interesses financeiros obscuros, contra o conformismo e o poder do dinheiro." O que ele tem feito ao longo de mais de trinta anos no parlamento tem sido o contrário do que afirma, ainda no recente orçamento que tanto criticou, principalmente a introdução de novas taxas na saúde, mas que depois como sempre acabou por dar o seu voto a favorável à política do governo, que beneficia os senhores do dinheiro e prejudica os trabalhadores, prejudica o País.

quarta-feira, novembro 22, 2006

A mosca na vidraça

Esta obra traz para o teatro os problemas sociais e humanos decorrentes do desmantelamento da Siderurgia Nacional, empresa pública de interesse inquestionável para economia nacional. Destruiu sonhos e esperanças de milhares de alentejanos que se fixaram na região com suas famílias na procura do trabalho que lhes faltava nos grandes latifúndios pertencentes a grandes senhores abstencionistas.

Mostra, igualmente, a força moral das mulheres na resistência contra a adversidade imposta pelo grande capital. Obra actual que cada vez mais ganha importante significado.

Vampiros FDP

O fim anunciado, a Alcoa vai fechar, mais 480 pessoas no desemprego num distrito já de si muito afectado e completamente ignorado pelo governo PS que reduziu em mais de 30% o investimento no distrito, os trabalhadores de alguns anos a esta parte sempre foram cedendo ás exigências e chantagens da empresa só uma minoria se manifestou, ano após ano a perder direitos com a expectativa de manter o posto de trabalho, mas o grande capital é assim aproveita faz chantagem, aumenta as margens de lucro e quando vê que já chupou tudo o que tem a chupar, parte para outro lado vai à procura de sangue fresco noutros locais.

O Povo Resiste em Oaxaca


Numa das regiões mais empobrecidas do México, o povo resiste nas ruas contra os paramilitares e o exército, só pretendem que o poder fica nas mãos de assembleias populares em vez do corrupto governador Ulises Ruiz ou de outro corrupto que o não menos ladrão Presidente Fox queira impor.

Poderá ser problema meu, mas na nossa comunicação social parece que nada se passa pelo México.

terça-feira, novembro 21, 2006

Arrábida


A co-incineraçao na Arrábida não faz qualquer sentido. Num parque natural, com um património único não consigo perceber e como Sócrates não vai desistir, quem gosta da Serra seguramente também não desistirá e irá conseguir evitar esse atentado contra a nossa região, para mais e melhor informação passe por aqui.

Palestina vencerá



Continuam os ataques israelitas à faixa de Gaza aniquilando adversários políticos e vitimas civis que lá pelos lados de Israel se chamam danos colaterais, inevitáveis num clima de guerra dizem eles, eu digo que tem outro nome, genocídio só que aceite pela comunidade internacional porque os sionistas têm muito poder e podem fazer aquilo que querem com as graves consequências que se conhecem para a região, enquanto Israel continuar impune a paz nunca será uma realidade, liberdade para o povo palestiniano.

Torneio de Futsal 24 Horas


Inscrições abertas

O Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional vai realizar, no dia 8 de Dezembro, o Torneio de Futsal 24 Horas. As inscrições já abriram e podem ser efectuadas até ao dia 6 de Dezembro na secretaria do clube entre as 17.30 e as 23 horas. Para mais informações: Tel. 21 227 86 11 ou www.clubesiderurgia.pt

Diario de lucha


Um site que é uma bonita homenagem ao Che e a todos aqueles que lutaram a seu lado e deixo-vos aqui outro site de 5 cubanos que lutam contra o terrorismo presos nos EUA.

segunda-feira, novembro 20, 2006

Baía do Seixal


Os projectos que a Câmara Municipal do Seixal leva ao Salão Imobiliário de Lisboa são bastante interessantes e esperamos que sejam do agrado dos privados presentes no certame, a Baía do Seixal tem condições óptimas para o turismo, pena que o investimento na valorização da Baía tenha sido só da responsabilidade do Município e o governo tenha virado sempre as costas ao Concelho do Seixal, certamente já teríamos alguns destes projectos em desenvolvimento, por isso resta esperar que tudo corra pelo melhor e que possamos ter a nossa Baía mais bonita, poderá ver aqui as propostas do município.

Jaime

O Jaime é mais que uma das grandes figuras do Belenenses e do Amora, passou por muitos clubes por este País fora, representou a Selecção Nacional de Futebol de 11 e mais recentemente representou também a Selecção na variante de Praia, o Jaime também esteve ligado ao Paio Pires Futebol Clube sendo Treinador Adjunto no escalão de juniores, que atingiu a fase final mas não conseguiu a subida de divisão. Muito haverá para falar sobre o Jaime quem o conhece sabe que encontre nele um amigo bem disposto e divertido que está muito ligado ao distrito de Setúbal, nasceu na Cova da Piedade, foi atleta do Amora, Vitoria de Setúbal, Treinador do Pinhal dos Frades em femininos no qual se sagrou campeão nacional se não estou em erro, como já referi passou pelo Aldeia, foi ainda treinador dos seniores dos Pescadores da Costa da Caparica e deve ter jogado à vontade com milhares de praticantes de futsal em centenas? de torneios.

No Restelo, Ajuda ou em qualquer local do País ou do mundo onde se encontre um adepto do Belenenses certamente considerarão o Jaime como uma das grandes figuras do Futebol do Belém, provavelmente da última equipa que fez jus ao nome do Belenenses, mas penso que ainda faltará algum reconhecimento da terra que escolheu para viver e a qual serviu durante mais anos, muito fez o Jaime pelo desporto no nosso Concelho.

Uma coisa é certa o futebol dos anos 80 não seria o mesmo, sem o Jaime das Mercês.

Um grande abraço para o Jaime.

Educação

Ao contrario do que quer fazer crer a ministra da educação a culpa do ensino em Portugal estar pior não é dos professores mas sim das politicas dos sucessivos governos PS/PSD que têm desinvestido na educação com graves consequências para o futuro do nosso país, as noticias que se referem à educação aqui e aqui são preocupantes.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Castanheira

Aqui ainda com a camisola da Maia, esta época irá representar o Glorioso, mas este óptimo ciclista do nosso pelotão que já foi campeão nacional de estrada (2004), foi esta época vice-campeão nacional de contra-relógio, já conquistou grandes resultados quer em provas nacionais, como internacionais, apesar de ser um ciclista operário, que se adapta a qualquer tipo de terreno e trabalhe muito em prol do chefe-de-fila, mas o que alguns não sabem é que este atleta foi formado nas escolas de ciclismo de Paio Pires e nas quais se sagrou campeão nacional de cadetes, na mesma altura representou a selecção nacional portuguesa nos Jogos Olímpicos da Juventude, apesar dos parcos recursos a formação de jovens ciclistas em Paio Pires tem continuado e se até ao momento o Bruno Castanheira tem sido o seu expoente máximo, outros jovens ciclistas poderão num futuro próximo seguir o seu exemplo.

Cuidado Saramago

Nobel da Literatura assaltada e agredida, Cofre de Gabriel García Márquez roubado, parece existir um certo perfil nos crimes e um péssimo sentido de humor da minha parte.

Sindicalismo

Não devem ser sindicalistas, provavelmente são terroristas porque na Colômbia os sindicalistas não perseguidos e assassinados, pelo menos era o que dizia aquela triste figura (embaixador colombiano), que o não menos triste Paulo Pedroso e companhia aplaudiam.

Holanda

Mais um país amigo que ajudou a instaurar a democracia no Iraque

Festival de Teatro


Peça de Teatro que estreia hoje no Cinema S. Vicente na nossa Aldeia de Paio Pires pelas 21:45

Convocatória


Dia 25 de Novembro um óptimo dia para uma grande jornada de luta, estamos todos convocados.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Albano


Uma das maiores figuras do futebol português e seguramente a maior figura futebolística do nosso concelho, dizem que de entre os 5 violinos era o que tinha maior talento, um extremo esquerdo goleador que atingiu números incríveis para aposição que ocupava marcando mais de 100 golos ao serviço do SCP, natural do Seixal, foi jogador da equipa da terra o Seixal F.C. e também foi treinador do Paio Pires Futebol Clube, as camadas jovens do SFC jogam no campo com o seu nome Albano Narciso Pereira, tambem no Seixal uma das ruas tem o seu nome, a memória daqueles que ajudaram a dignificar e afirmar o nosso Concelho não pode ser esquecida, um muito obrigado ao Albano.

Gestenave/Lisnave

A luta dos trabalhadores da Gestenave não deve ser esquecida, porque o que está em causa é um compromisso assumido pelo Estado, o qual não está a ser cumprido, lesando os trabalhadores que não estão a ser colocados na Lisnave como estava estipulado, lesando também o país com a destruição constante do aparelho produtivo nacional, neste momento a Lisnave deveria ter cerca de 1400 trabalhadores, contando com os da Gestenave são 700, muito longe do compromisso assumido, o problema é que quando se assinam os acordos estão lá todos os ministros, rodeados por toda a comunicação social, quando depois estes não são cumpridos, escondem-se os governantes desaparece a comunicação social, deixando os trabalhadores desamparados, mas não sós porque quem acredita numa sociedade melhor estará sempre do lado dos operários na sua justa reivindicação.

A Luta Continua

foto

Triste Lisboa

Lisboa cidade que goste muito, infelizmente cada vez está pior, 1º foi Santana Lopes que ganhou com grande responsabilidade para o BE que dividiu a esquerda, medalha de honra que Louçã já terá recebido, o PS parece que gostou do resultado e apresentou Carrilho e desvalorizou por completo uma coligação para Lisboa, com os tristes resultados que se conhecem. Nestes últimos anos Lisboa tem andado à deriva e esta ruptura que agora se verifica entre o PSD e o CDS é só mais uma amostra do completo desnorte em que anda a direita, a direita já mostrou que não serve para Lisboa, Lisboa menina e moça merece muito mais.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Aldeia radical

Perto do pavilhão da Siderurgia, existe um terreno acidentado que juntamente com a imaginação dos bikers locais resultou numa pista espectacular como as imagens aqui e aqui nos mostram, ao fim-de-semana se estiver por perto não deixe de lá passar e assista a manobras que tem tanto de perigosas como de espectaculares, mas sem duvida nenhuma que passa um bom momento.

Um ponto de vista

Cuba é o único país do mundo com desenvolvimento sustentável

terça-feira, novembro 14, 2006

Holanda terra prometida?

A eurodeputada Ilda Figueiredo, que tem feito um óptimo trabalho no parlamento europeu, vem uma vez mais alertar para a exploração que estão a ser alvo os nossos compatriotas na Holanda, a mesma que sofrem os Africanos, os Ucranianos e todos aqueles que têm procurado uma vida melhor em Portugal e são alvo de exploraçao e aproveitamento de empresários sem escrúpulos,tudo normal nesta Europa cada vez mais neoliberal. Quem tem beneficiado com esta situação, além dos senhores do capital é a extrema direita, que aproveita estas situações de miséria humana para crescer e fomentar o racismo e a xenofobia contra os imigrantes.

Centro de Saúde

A Aldeia de Paio Pires já precisa de um centro de saúde à muito tempo, terreno já existe, vontade de o governo o construir é que parece não existir, pois mais uma vez, parece que fica de fora do orçamento de Estado para 2007, provavelmente já será tempo da população de Paio Pires se manifestar e reivindicar o uma obra que é legitima e de grande importância para a freguesia, pois somos uma freguesia em grande desenvolvimento e crescimento, mas que tem um população muito envelhecida principalmente nas zonas mais antigas da Aldeia, que ao longo dos anos tem utilizado o Posto Medico da Junta que é suportado pelos eleitos da CDU na freguesia e pela Santa Casa da Misericórdia, mas que com o aumento do custo de vida esta solução tem deixado de fora muitos utentes que não podem pagar as consultas no Posto Medico, embora sejam menos de metade que numa clínica normal, para quem vive com reformas de miséria é incomportável e a maioria destas pessoas têm dificuldades em se deslocar para o Seixal, por isso a solução passa por uma extensão do Centro de Saúde na Aldeia de Paio Pires, já é tempo de nós paiopirenses nos juntarmos e lutarmos por algo a que temos direito.

Médio Oriente nada de novo.

Como se pode ver aqui e aqui, americanos e israelitas a face da mesma moeda, melhor dizendo a verdadeira face do terrorismo, o Iraque mergulhado numa guerra sem fim pelas mentiras de Bush e a Palestina sem futuro devido ao governo sionista.

O problema do estado tem sido este.

O problema do deficit que PSD, PS, CDS à vez têm apresentado, tem sido este, os ministros e os secretários de estado, tão de pressa são governantes como no momento a seguir estão na direcção de empresas de algum modo ligadas à função que exerciam, ou o contrario saem das empresas e depois passam para governantes, adjudicando obras, encomendando estudos, contratando serviços, numa total promiscuidade sem que nada lhes aconteça e lesando muitas vezes o estado em milhões e milhões de prejuízo e depois vêm com a treta de apertar o cinto e elegem como bode expiatório os funcionários públicos, tentam destruir o SNS, diminuem as reformas, inventam novas taxas moderadoras, aumentam o Iva ou seja os culpados do despotismo deste senhores passamos a ser todos nós, por isso eles gostam de manter o povo na ignorância, por isso importante hoje não é defender politicas e ideologias, é sim passar a imagem, por isso quando um ministro não consegue explicar o aumento e a criação das taxas moderadoras o problema não esta nesse aumento, nem na defesa dessa medida, está sim na dificuldade de comunicação que o ministro tem, vivemos num faz de conta que eles gostam de alimentar, por isso é muito importante que cada um de nós se interesse e questione o porquê de certas medidas que se tomam e se existem alternativas a essas medidas, quantos de nós fazemos isso ou conhecemos alguém que faça isso, por isso é muito importante questionarmos, procurar esclarecimento, para podermos esclarecermos os outros e não nos tomarem por parvos neste faz de conta em que a nossa opinião somente vale em altura de eleições, mas nem ai pois apresentam um programa eleitoral e depois quando chegam ao governo fazem o contrario do que prometeram, devemos estar presentes em todos os sectores da sociedade (trabalho, colectividades, comissões utentes, movimentos de opinião, etc.) e não vivermos aliados só no nosso mundinho de casa-trabalho, porque se individualmente valemos pouco, juntos temos capacidade para fazer a mudança.

Surpreendido?

Claro que não à medida que a campanha pelo referendo se intensificar também as posições se irão extremar, espero que o fanatismo não retire lucidez ás pessoas e possamos ver na verdade o que está em causa e o que está em causa na minha modesta opinião, é o aborto clandestino e a criminalização da mulher por esta situação, algo que já devia estar ultrapassado à muito tempo mas por falta de coragem politica dos nossos governantes, continuamos a assistir à perseguição das mulheres que abortam e que estas o façam pondo em risco a sua vida.

Sempre defendi a alteração da lei na Assembleia da República mas como essa situação não foi possível porque os políticos se demitiram da sua função, principalmente alguns que se dizem de esquerda (PS, BE), sou um defensor do Sim e espero que nenhum de nós fique em casa quando for a altura do referendo, para que possamos mudar esta lei medieval.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Congresso dos tachos

Este fim-de-semana em Santarém realizou-se um encontro em que se definiu os tachos para os próximos tempos.

Questão de justiça

Grande injustiça temos vindo a cometer, o PPFC tem um excelente blog alusivo à não menos excelente equipa de juvenis que mais uma vez venceu e protagonizou uma extraordinária exibição onde uma vez mais demonstrou que tem pelo menos 2 jogadores acima da média Chainho e Sávio e uma mão cheia de miúdos com jeito para o futebol, esperamos que a direcção do Aldeia consiga resolver os seus problemas financeiros que necessitam da colaboração de todos nós, para que alguns destes miúdos possam ter a possibilidade de jogar nos seniores do PPFC, um clube como o Paio Pires tem de ter seniores, desde que isso não ponha em causa a continuidade do clube, acreditamos que com um patrocínio que ajude a pagar as despesas essenciais (inscrições, policiamento, equipamentos), que jogadores para formar o plantel nós conseguimos através dos escalões de formação.

Em relação ao jogo o Aldeia venceu por 3-0 o Corroios B que será a base para o nacional da época que vem e venceram de uma forma categórica, jogando um futebol bonito, um futebol de ataque e não entrando no jogo algo violento praticado pelo Corroios o que me surpreendeu pela negativa pois o Ginásio Clube de Corroios é uma das melhores escolas de formação do País e esperamos nós que o jogo no Vale da Abelha tenha sido somente um dia mau para os jovens do Corroios porque qualidade têm e muita, faltou um pouco de humildade e sem humildade muito dificilmente conseguiram vir a ser os craques que ambicionam ser.

quinta-feira, novembro 09, 2006

ONU pede fim do bloqueio


VITÓRIA ESMAGADORA DE CUBA
Por esmagadora maioria a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, dia 8 de Novembro, uma resolução que condena o bloqueio comercial mantido pelos Estados Unidos contra Cuba desde há 48 anos. Trata-se do 15º ano consecutivo em que a Assembleia Geral condena esta agressão contra o povo cubano.
Desta vez, Cuba obteve o apoio de 183 países (um mais do que em 2005). De um total de 192, só quatro votaram contra: os Estados Unidos, Israel, Palau e as Ilhas Marshall. Registou-se uma abstenção: a Micronésia.
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, apresentou à Assembleia o projecto de resolução "Necessidade de por fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra Cuba". No seu discurso denunciou "A guerra económica desencadeada pelos EUA contra Cuba, a mais prolongada e cruel que já existiu, qualifica-se como um acto de genocídio e constitui uma violação flagrante do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas" e pormenorizou as medidas recentes incorporadas à longa lista de sanções e pressões dos EUA.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Festival de Teatro

É sem duvida uma grande iniciativa cultural que se realiza no nosso concelho, na nossa freguesia o S. Vicente será palco de algumas das peças deste grande Encontro de Teatro.

Poderá encontrar o programa aqui.

Nicarágua


Nas ruas da Nicarágua o povo comemora a vitória de Daniel Ortega que acabou a campanha eleitoral dizendo: “QUEREMOS TRABAJO, QUEREMOS PAZ, QUEREMOS RECONCILIACION”. Assim o deixem governar, esperamos que os EUA não continuem a sua ingerência nos assuntos internos da Nicarágua e deixem o povo nicaraguense sair da miséria em que vive, vítimas de politicas liberais que só contribuíram para o empobrecimento da população e benefício de uma pequena minoria.

A luta dos povos continua e esperamos que a Nicarágua seja mais um passo para uma América Latina progressista, para aqueles que acreditavam no fim da historia, parece que se enganaram e os movimento que começam a surgir ou ressurgir principalmente na América Latina ai estão para o provar, um Mundo mais justo sem explorados e oprimidos é possível.

terça-feira, novembro 07, 2006

Praça de Touros




A Aldeia de Paio Pires tem uma praça de touros que está em recuperação principalmente com a força de vontade de alguns amigos da Aldeia que gostam de Paio Pires e são aficionados da festa brava, não se adivinha fácil a reconstrução porque os custos são elevados, mas nada que a força de vontade, o crer e a perseverança não consigam fazer levar a avante árdua tarefa, assim tenham alguma ajuda a desbloquear algumas situações que leigos na matéria têm dificuldade em enfrentar, pois as questões levantadas pela Direcção Geral de Espectáculos são muitas, mas tanta coisa para dizer que também este local era um lugar perfeito para passarmos boas tardes de diversão na nossa Aldeia, quantos de nós não fomos bravos forcados, bandarilheiros, cavaleiros e alguns outros imponentes ou não tão imponentes quanto isso membros de alguma ganadaria, por vezes tínhamos o 2 em 1 aparecia um director do Paio Pires e ai tínhamos uma debandada, azar do que era apanhado, o problema não era o director do Aldeia era o pai depois em casa, mas também isso tornava a aventura mais interessante. A praça de touros também foi palco de outras boas aventuras, bem mais interessantes.

Revolução




Não poderia deixar de passar o 7 de Novembro de 1917, data de uma das mais importantes etapas da nossa história, historia essa que ao contrário do que muitos afirmam não terminou, porque a luta dos povos continua, no futuro seremos muitos mais a comemorar este dia histórico.

Venceremos

segunda-feira, novembro 06, 2006

Castanhas



Agora que estamos na altura das castanhas, recordo-me das fugas da escola para ir aos castanheiros que estavam em frente, engraçado as castanhas dessas arvores raramente ficavam castanhas, a malta não lhes dava tempo, só aquelas que estavam em locais mais difíceis chegavam a ganhar uma tonalidade acastanhada, mas mesmo assim penso que dificilmente voltarei a comer castanhas tão gostosas.

Por falar em condenações.

Todos os dias desde que Bush e Blair mandaram invadir o Iraque morrem quase uma centena de iraquianos, quem será condenado por este genocídio que teve por base uma grande mentira, as armas de destruição maciça ?

O falso moralismo do grande timoneiro Louçã e do seu BE

Tomei a liberdade de roubar este post no Canhotices :Esta semana estou mesmo a bater no Bloco...logo me passa.

Mas apetece-me falar das contradições de quem se julgam os arautos da moral na política portuguesa!

A Associação ANIMAL (Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal - http://www.animal.org.pt )fez uma campanha junto dos partidos políticos, aproveitando o cenário das eleições legislativas, com o objectivo de levar o tema da protecção dos animais a ser considerado nas propostas políticas eleitorais.

O Bloco de Esquerda, pela mão de Francisco Louçã, respondeu de forma positiva aos apelos de eleitores preocupados com os animais. Informou que o BE incluiu na sua proposta de revisão constitucional a obrigatoriedade de protecção dos animais e a punição da violência contra os animais e que manteriam sempre essa linha orientadora na sua actividade no próximo parlamento. Acrescentou ainda que se batem inclusive contra as touradas de morte.

Pois este mês , na única Câmara Municipal presidida pelo Bloco, decorreu neste Outono a EQUIMAGOS! Nesta iniciativa e citando o site desta Câmara:



"Mário Coelho, reputado matador de toiros, apresentou algumas das suas memórias, na passada noite de sexta-feira, no auditório do Centro de Interpretação e Educação Ambiental do Cais da Vala.
Com apresentação de Sérgio Perrilhão, algumas dezenas de pessoas assistiram ao desfolhar de memórias da carreira do Maestro Mário Coelho, compiladas no livro “Da Prata ao Ouro - Vida de um Toureiro”."




Conclusão CANHOTICES: é preciso é estar bem com Deus e com o Diabo!

sexta-feira, novembro 03, 2006

Noites de Fado do S. Vicente 2006

Continuam as noites de fado, 04/11/2006, às 21:30, na Aldeia de Paio Pires. Apresentação e divulgação de fadistas amadores: Ana Moreira, António Dias, Gilberto Pleno, José Carlos, Maria do Rosário, Maria Teresa e Sr. Piano
Músicos: João Chitas (guitarra portuguesa) e Carlos Fonseca (viola de fado)

Pensava que isto já tinha passado...

Mas encontrei esta pérola no Tugir:

... de JMF: o senhor, além de ter sido mandatário do candidato Jerónimo à Presidência da República, em Janeiro deste ano, em Fevereiro de 2005 foi o cabeça-de-lista da CDU no círculo eleitoral de Coimbra.
CMC


O Mário Nogueira por pertencer ao PCP, na lógica destes senhores perde legitimidade para protestar somente porque é comunista, Salazar não diria melhor.

quinta-feira, novembro 02, 2006

De volta aos treinos


No fim de Setembro estavam estes jovens a brilhar nas ruas do nosso Concelho onde venceram em diversos escalões as Seixalíadas, agora ao fim de um mês ai estão eles de regresso ao treinos, de facto o ciclismo é um desporto muito exigente mesmo para jovens em formação em que o período de repouso é mínimo, porque a temporada é longa e exigente, a beleza do ciclismo também passa por ai a capacidade de sofrer em cima de uma bicicleta por essas estradas fora e estes jovens do Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires aprendem isso ao longo da sua formação.

Juvenis do Paio Pires Futebol Clube

Assisti uma vez mais a um bom jogo da equipa de juvenis do Paio Pires Futebol Clube, esta jovem equipa, tem vários jogadores de bom nível e é muito bem orientada, o seu jovem treinador Hugo Vicente tem grandes qualidades para o cargo que exerce e acima de tudo tem grande vontade de aprender e ensinar.
Não gosto muito de individualizar principalmente nestas idades, mas nesta equipa está um miúdo brasileiro que se chama Savio que vale a pena ver jogar, tem qualidades acima da média e pode se for essa a sua vontade jogar a um nível mais elevado, por muito que eu goste e respeite o meu Aldeia penso que o miúdo pode chegar um pouco mais alto e tentar a sua sorte num clube de outra dimensão. Embora saiba que ser um fora de série no Paio Pires, num clube de outro patamar passará a ser mais um e nem todos os miúdos conseguem ultrapassar essa situação, mas seria uma pena não ver um miúdo com tanto potencial a testar as suas capacidades a outro nível.

Nuno Golos


Uma boa vitoria do Benfica sobre os escoceses ou direi antes irlandeses do Celtic e deixo a aqui a fotografia de um dos marcadores dos golos, aquele que é constantemente injustiçado pelos adversários e mesmo por alguns adeptos do Benfica, mas que é na minha opinião um dos melhores jogadores da sua geração e daqueles que enverga a camisola do Glorioso o que mais a sente, para mim como benfiquista é um prazer ver jogar e ter no plantel um jogador com a categoria, a vontade e o crer do Nuno Gomes.

Sei que este post vai contra as regras internas deste blog, mas caros parceiros de escrita pago a multa com gosto.

Portugal a Rufar





Já passaram alguns meses desde a 2ª edição deste fantástico festival que tem lugar no nosso Concelho na magnifica Quinta da Fidalga, fui à 1º por curiosidade, ao 2º já completamente rendido, não houve chuva, nem jogo da nossa selecção no mundial que me afastasse deste grande espectáculo, que por mero acaso tive a felicidade de rever durante a tarde ontem na RTP Africa cerca de hora e meia, com um resumo dos três dias, na televisão não tem a mesma magia, mas dá para perceber a qualidade do festival e ficamos com vontade que o próximo chegue cedo, porque neste festival sentimo-nos parte integrante da musica que se faz tal a proximidade que temos com os artistas e diversos intervenientes no certame, quem comigo estava a assistir fico com vontade de conhecer e com pena de não ter ido aos anteriores, mas tenho a certeza que para o ano haverá mais pois espectáculos com tal qualidade são raros em Portugal, temos a sorte de ter dois fantásticos no nosso Concelho. Não sei se a RTP Africa voltará a passar o festival, penso que sim pois repetem os programas durante algum tempo, por isso é estarem atentos, ou enviarem um mail para a RTP onde vos poderão dar essa informação.